MOC reúne equipe e realiza encontro de planejamento anual

13/02/2017
MOC reúne equipe e realiza encontro de planejamento anual

#2017MOC50anos

Como acontece anualmente toda a coordenação executiva e equipe técnica do Movimento de Organização Comunitária (MOC) participam do Planejamento, Monitoramento e Avaliação institucional, que acontece hoje e amanhã, 13 e 14 de fevereiro, no Centro de Orientação Vocacional (COV), em Feira de Santana.

Neste primeiro dia o técnico Djair Silva, do Programa de Educação do Campo Contextualizada, mediou uma oficina sobre “Estratégias de Elaboração De Projetos Para Captação De Recursos” com orientações gerais e detalhadas sobre a elaboração dos mesmos, sensibilizando os participantes sobre a importância dessa captação para a sustentabilidade do MOC.

“Na verdade é a construção de uma cultura dentro da instituição onde todos comecem a pensar na corresponsabilidade pela sua condução”, ressalta Djair complementando que nesse tipo de evento é possível construir a possibilidade de maior nivelamento entre as pessoas mais experientes no assunto daquelas que nunca tinham pensado sobre a possibilidade de elaborar projetos. “Nesse momento começam a perceber que não é bicho de sete cabeças e que com ferramentas é possível começar a construir esse processo dentro da instituição com a participação de todos”, declarou.

A coordenadora geral do MOC, Célia Firmo, concorda quando ressalta que o modo de pensar a sustentabilidade perpassa pensar de forma conjunta com a equipe em todo seu processo de captação e de mobilização dos recursos. "Nesse momento de construção do nosso planejamento operacional de 2017 é muito importante que a equipe MOC saiba da situação financeira da instituição e que também a equipe se proponha a pensar não só na captação, mas pensar na mobilização de recursos que vai além do elaborar projetos. Pensar como ter recursos melhor gerenciados e também como é otimizar tantos recursos financeiros nas contas. Lembrar dos recursos materiais e humanos. Para nós pensar a mobilização de recursos é contribuir com a sustentabilidade da instituição”, enfatiza Célia.

Os presentes fizeram uma avaliação positiva deste primeiro dia que ainda contou em sua programação de dinâmica e reflexão em grupo.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC