MOC faz intercâmbio no VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

17/03/2017
MOC faz intercâmbio no VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas

Aconteceu durante o dia de hoje, 17, o VI Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no Centro Cultural de município de Conceição do Coité. O evento se insere dentro da programação do mês da mulher e tematiza o “Empreendedorismo das Mulheres no Cooperativismo” e é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia.

Foi realizado pelo
Serviço Nacional de Aprendizagem do  Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA é uma entidade de formação  cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos  cooperados e empregados das cooperativas afiliadas.

Com o objetivo de
promover conhecimento, oportunizar momentos de reflexão, cultura e integração, além de fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo, tratando sobre os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas, o seu papel no desenvolvimento do cooperativismo e o empreendedorismo feminino, tendo como principais eixos temáticos o cooperativismo, a liderança cooperativista e o protagonismo feminino.

O Movimento de Organização Comunitária - MOC que desenvolve dentro e suas ações de assistência técnica para cerca de 15 cooperativas, através do Programa de Fortalecimento a Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES, mobilizou grupo de mulheres para o Encontro, promovendo o intercâmbio de troca de saberes e fazeres sobre empreendedorismo feminino e economia justa e solidária numa parceria com a ACTIONAID.

Segundo a analista de treinamento do Sescoop/BA, Fernanda Ponte, ressalta
que “é uma satisfação enorme realizar o sexto ano do encontro estadual de mulheres cooperativas, especialmente por está no município de Conceição do Coité pois vai interiorizando as ações do SESCOOP e representa uma grande valorização . Vemos nesse território uma força muito grande de mulheres empreendedoras. Então para nós despertar e incentivar especialmente o público feminino no ramo de empreendedorismo uma vez que este espaço está crescendo. E trouxemos excelentes profissionais para contribuir na formação das pessoas presentes”, completa.

Para a palestrante Maria Flávia Bastos, que trouxe uma fala sobre - O Empreendedorismo na Sociedade e no Cooperativismo Brasileiro- com foco nas mulheres, fala que “é preciso repensar as oportunidades. O Brasil embora ainda não seja o maior exemplo de empreendedorismo, já melhorou muito, a gente hoje já tem até a possibilidade de ser uma microempreendedora individual e isso para nós mulheres vale um destaque já representamos 8% das empreendedoras no Brasil”. 
Maria Flávia acrescenta que, “o momento agora é de observar, enxergar as oportunidades e aí sim investir em empreendedorismo focando essa ideia de forma coletiva”, completa.

Durante o evento outros assuntos foram debatidos entre eles os “Desafios das Finanças Pessoais” com Jaqueline Metzner, que possibilitou ao publico reflexões financeiras no dia-a-dia bem como a organização e planejamento pessoal.

Dentro da programação foi apresentado um
Painel: Mulheres que Transformam – nele foi compartilhado histórias empreendedoras da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santa Luz; do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira e da Associação de Mulheres Pintadense. Experiências que promoveram a participação e interação do publico.

P
ara dona Helena Maria da Hora Xavier, da comunidade Cajazeiras, distrito de Juazeirinho, do município de Conceição do Coité, falou que “é um momento muito rico de aprendizagem e encorajamento para todas as mulheres”. 

Segundo Solange Fortes, do município de Paulo Afonso, “esse evento valoriza o papel da mulher na sociedade e saber que existe pessoas que tem lutado por nós garantindo para nós um lugar no espaço nos dá coragem de seguir em frente e trabalhar ainda mais unidas por um lugar mais digno para viver”, completa.

Para encerrar o evento Claudia Moura, falou sobre Liderança Feminina no Cenário Cooperativista e Fabiano Brum fez uma palestra motivacional.

Cerca de 200 pessoas estiverem presentes no evento onde promoveu integração, troca de experiências e participação para mulheres empreendedoras. 


Kivia Carneiro
Comunicóloga
Programa de Comunicação do MOC