MOC realizou o III Encontro de Coordenações Municipais do CAT /Baú de Leitura e Sociedade Civil em Feira de Santana

MOC realizou o III Encontro de Coordenações Municipais do CAT /Baú de Leitura e Sociedade Civil em Feira de Santana

21/09/2018

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), realizou nos dias 19 a 21 de setembro, o III Encontro de Coordenações Municipais do Conhecer, Analisar e Transformar (CAT), Baú de Leitura e Sociedade Civil, em Feira de Santana. O encontro tem como principal objetivo de estudar e debater a proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) frente a Educação Contextualizada, bem como avaliar, aprofundar e planejar ações dos trabalhos pedagógicos nos municípios, a partir da temática da Ficha Pedagógica e Projeto Baú de Leitura.

Leia mais
Oficina discute Políticas Públicas e Participação Social com a Sociedade Cívil

Oficina discute Políticas Públicas e Participação Social com a Sociedade Cívil

21/09/2018

MOC_PorumSertaoJusto Aconteceu nesta quinta-feira, 21 de setembro, na pousada Central, em Feira de Santana, através do Programa de Educação do Campo Contextualizada, uma oficina de Participação Política e Políticas Públicas, com apoio dos projetos Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP) e Terre des Hommes (TDH). A atividade contou com representantes dos Fóruns Municipais de onze municípios, sendo facilitada por Jorge Nery Santana, do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) do Movimento de Organização Comunitária (MOC), e Margarida Souza. Na programação pela manhã, houve uma dinâmica de acolhimento e reflexão. Em seguida uma exposição dialogada com o Prof. Doutorando Danilo Uzêda da Cruz e a tarde aconteceu grupos de discussões. “Nesse momento de ameaça à Democracia e a retirada de diretos, urge mais ainda o fortalecimento de uma rede de atores da Sociedade Civil Organizada nos Municípios para defesa de uma agenda abrangente e eficaz da Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e contextualizada”, frisou Jorge Nery. O objetivo principal da atividade é fortalecer e articular os Fóruns Municipais da Sociedade Civil dos Municípios dos Territórios da Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e do Sisal, na defesa da Educação Do Campo Contextualizada. Os Fóruns são construídos para fortalecer ainda mais as ações e acompanhamento das questões que visam a melhoria de vida das crianças e adolescentes, como de toda família que vive e convivem na realidade do campo, questões essas que envolvem além de educação, todo o contexto de desenvolvimentos sustentáveis das comunidades rurais. O professor Danilo Uzêda, falou sobre a importância de debater e dialogar sobre o tema da participação social. “Está nas diversas esferas sociais de nossas vidas, da vida comunitária, da vida política e ativamente participar da construção das políticas públicas nos seus municípios, melhora, qualifica a política pública, contribuindo não só para sua organização social que você representa, mas também para vida no município. E também para vida democrática no município, amplia interesses, amplia ideias, o foco da situação e mais do que isso, acredito que dialogar sobre isso, faz com que os problemas possam ser resolvidos de forma mais clara e de forma mais transparente”, enfatizou Uzêda. Essas oficinas contribuem, para que a Sociedade Cívil possa acompanhar mais atentamente as políticas públicas, com articulações e mobilizações das diversas temáticas no município, especialmente a participação social e as demandas da Educação do Campo Contextualizada.

Leia mais
MOC participou da Oficina Escola Sustentável: Alimentação Saudável nas Escolas Públicas realizada em Serrinha

MOC participou da Oficina Escola Sustentável: Alimentação Saudável nas Escolas Públicas realizada em Serrinha

20/09/2018

Aconteceu na quarta-feira (19) de setembro, no município de Serrinha, a Oficina Escola Sustentável: Alimentação Saudável nas Escolas Públicas, a atividade propõe a junção de ação Escola Sustentável, fruto da parceria do Ministério Público e Prefeituras Municipais de Barrocas, Biritinga, Serrinha e Teofilândia, visando ampliar e qualificar a alimentação saudável das escolas públicas, por meio da inclusão de produtos sustentáveis da Agricultura Familiar.

Leia mais
Oficina Intermunicipal com meninas sobre relações de Gênero

Oficina Intermunicipal com meninas sobre relações de Gênero

19/09/2018

A expressão acima, reafirma a vontade de seguir lutando pelos direitos e principalmente pela dignidade humana. Os reflexos dessa busca estão nas bases, comunidades e municípios, especialmente nos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, onde há um grande número de mulheres aguerridas e solidárias umas com as outras que militam para a transformação da sociedade que ainda julga e condena por causa da cor da pele, do cabelo, do jeito, e como se não bastasse, por ser mulher. Tratando desses dois Territórios, o Movimento de Organização Comunitária (MOC), através do Programa de Gênero (PGEN) fortalece o debate trazendo temas cruciais para o enfrentamento da violação dos direitos, especialmente, das mulheres negras e pontuam as relações de gênero, violência, desigualdade e racismo.

Leia mais
Debate sobre Educação do Campo e lançamento de publicações aconteceram na UEFS em Feira de Santana

Debate sobre Educação do Campo e lançamento de publicações aconteceram na UEFS em Feira de Santana

19/09/2018

“Não vou sair do campo, pra poder ir pra escola, Educação do Campo é Direito e não Esmola”. Para afirma e reafirmar o que esse canto transmite, com a certeza de que como diz Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo, Educação muda às pessoas, pessoas transformam o mundo”, que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (19) de setembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no município de Feira de Santana, o Seminário de Educação do Campo no Semiárido Baiano e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Desafios e Perspectivas, realizado através do Movimento de Organização Comunitária (MOC), UEFES e com o apoio do ICEP, KINDER, OMICRON, como ainda as parcerias dos Movimentos Sindicais e Secretarias Municipais de Educação.

Leia mais
A 6ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Retirolândia foi um sucesso de encantos e lindezas

A 6ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Retirolândia foi um sucesso de encantos e lindezas

17/09/2018

Mais um ano de sucesso na realização da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Retirolândia (FEAFES), somando a sua 6ª edição de muita persistência e insistência de mostrar a força do homem e da mulher do campo, conquistando espaços para valorização e comercialização de uma produção diferenciada embasada na agroecologia e na economia solidária e justa. A Feira aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de setembro, e estava com uma programação recheada de cores, sabores, saberes e fazeres do povo, como apresentações culturais, com grupos de sambas, também o show de Fofinho e Silva, além de muita diversidade de produtos expostos e comercializados, levando a novidade da exposição e leilão de animais.

Leia mais
Oficina de produção de peças de comunicação foi realizada em Araci

Oficina de produção de peças de comunicação foi realizada em Araci

13/09/2018

“Vai, traz teu sorriso pra eu ver, vem que esse é o momento, sempre é tempo de aprender”. No embalo de muitos sorrisos, partilha de saberes, dinâmicas, brincadeiras e uma chuva de sentimentos positivo, que foi realizada no dia (12) de setembro, mais uma Oficina Municipal de Educomunicação e produção de peças de Comunicação com Crianças e a Adolescentes, dessa vez no município de Araci, na comunidade de Tapuio envolvendo ainda as comunidades de Deraldo de Souza, Retiro e Malhada da Areia. A atividade faz parte projeto Parceiros/as Por um Sertão Justo desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Actionaid, ambos buscam contribuir com a garantia de direitos humanos, como os das crianças e adolescentes.

Leia mais
MOC realizou formação com diretores e professores de 15 municípios

MOC realizou formação com diretores e professores de 15 municípios

13/09/2018

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), entre os dias 11 e 12 de setembro, realizou em Feira de Santana, na Pousada Central, através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), um Intercâmbio de Troca de Saberes e Fazeres da Educação do Campo do Semiárido da Bahia, com professores e diretores das escolas do campo de 15 municípios, desenvolvidas através dos Projetos: CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo e Baú de Leitura. Essas são atividades relacionadas aos projetos apoiados pelo PROJETO BORDRS CROSSING (OMICRON) e Instituto para Cooperação e Desenvolvimento de Projetos (ICEP).

Leia mais