Encontro em Valente reúne representantes de Territórios de Identidade do país e delegações internacionais

27/11/2015
Encontro em Valente reúne representantes de Territórios de Identidade do país e delegações internacionais

O Território de Identidade do Sisal em virtude de suas mobilizações sociais, e o trabalho de referência em Associativismo, Cooperativismo e outros movimentos de construção social participativa, foi escolhido como modelo em todo o Brasil para sediar nos dias 27 e 28 de novembro de 2015, o encontro “Territórios em Movimento” que integra a programação da Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial sobre Políticas Públicas para o Rural do Século XXI, que teve início na última segunda-feira (23), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e segue até este 28 de novembro. 

O evento promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e a Coordenação Estadual de Territórios da Bahia (CET) e com o apoio de diversos parceiros inconstitucionais, dentre eles o Movimento de Organização Comunitária (MOC), terá como sede o município de Valente e deve reunir mais de cinco mil pessoas oriundas de todos os estados brasileiros, incluindo delegações de Costa Rica, Equador e Colômbia, dentre outros. Na oportunidade, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura no dia 27, a partir das 09:00 horas, no Clube Sócio Recreativo da APAEB Valente, quando será homenageado pela sua contribuição na adoção da abordagem territorial de desenvolvimento, que vem fortalecendo a participação social nas políticas públicas e na melhoria da qualidade de vida da população rural do Brasil. 

O objetivo principal do encontro é o fortalecimento da política territorial, através do intercâmbio de experiências acumuladas pelas diversas iniciativas de fomento ao desenvolvimento socioeconômico. A Bahia vem se tornando referência para o Brasil e América Latina por conta do avanço na adoção da abordagem territorial do desenvolvimento. 

Atualmente, há 256 Territórios de Identidade, como são conhecidos os espaços em que organizações de diversos setores se reúnem de acordo com questões como identidade, cultura, bioma, dimensões produtivas, econômicas e sociais. Dividida em 27 Territórios de Identidade, a Bahia vem adotando estes espaços como unidade de planejamento de políticas públicas. O PPA 2016-2019 será o terceiro consecutivo elaborado com base nos Territórios. 

Experiências Exitosas
O Território do Sisal que já contabiliza diversas conquistas ao longo do tempo compartilhará suas experiências com um grupo composto por 250 pessoas que será subdivido em quatro grupos. Na metodologia carrossel os quatro grupos terão a oportunidade de conhecer todas as experiências. 

Em Serrinha conhecerão o  Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território da Sisal (CONSISAL), que atua na área de gestão pública e também Experiências em economia solidária e cooperativismo de crédito que promovem o desenvolvimento no Território do Sisal serão visitadas, a exemplo do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, assessorado pelo MOC. 

No município de Valente visitarão o  Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira da Bahia (CODES Sisal), renomado no processo de organização da sociedade civil e poderes públicos. O MOC é aí representado pela diretora do CODES, Nayara Cunha, coordenadora do seu Programa de Comunicação. 

As experiências em Educação no Território do Sisal, dentre elas a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Conceição do Coité, e em evidência a Educação do Campo Contextualizada, desenvolvida pelo MOC, com o Projeto Baú de Leitura escolhida para ser apresentada ao ex-presidente e aos presentes pela coordenadora do seu Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), Vera Carneiro. 

Confira a Programação do Evento:
27/11-Abertura
·         09h – Clube da APAEB Valente.
Apresentação de experiências
·         14h – Gestão Territorial Participativa – CODES Sisal (Sede da FATRES em Valente);
·         14h – Educação – Campus XIV da UNEB (Conceição do Coité);
·         14h -  Economia – Armazém da Economia Solidária (Serrinha);
·         14h – CONSISAL, uma experiência de Gestão Compartilhada (sede do Consórcio em Serrinha).
28/11
Apresentação de experiências
·         09h – Gestão Territorial Participativa – CODES Sisal (Sede da FATRES em Valente);
·         09h – Educação – Campus XIV da UNEB (Conceição do Coité);
·         09h -  Economia – Armazém da Economia Solidária (Serrinha);
·         09h – CONSISAL, uma experiência de Gestão Compartilhada (sede do Consórcio em Serrinha). 

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC