Cícero Dantas sedia o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia

20/04/2016
Cícero Dantas sedia o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia

‘Põe a semente na terra, não será em vão...’

Com a participação do MOC e parceiros e com objetivo de fortalecer o debate sobre a importância das sementes crioulas para a soberania e segurança alimentar e nutricional dos agricultores/as familiares no Semiárido baiano, acontece até hoje, 20 de abril, o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas da Bahia.

O evento teve início nessa terça-feira (19) na sede da ARCAS, em Cícero Dantas (BA), começando com o ato público para dizer a sociedade e aos governos locais que as sementes crioulas são a riqueza que alimenta o campo e a cidade, e continua com debates, proposições e estratégias para a política de sementes no estado da Bahia. A programação será finalizada com a apresentação da carta política do encontro. 

O evento conta com a participação dos técnicos Ana Dalva Santana, Edcarlos Almeida e Reinilton Carneiro, do Programa de Água, Produção de Alimentos e Agroecologia do MOC, além de parceiros, agricultores/as familiares, lideranças, organizações sociais, universidade e governo. 'Estão presentes aqui representantes da Aaba, ASA, Consea Bahia, Embrapa, Escola Família Agrícola de Ribeira do Pombal, comunidade quilombola, agricultores/as familiares e estudantes universitários", relata Ana Dalva.

Muito cultural entre as famílias agricultoras a troca e guarda de sementes, prática mantida e presente ainda hoje, garante de forma tradicional a continuidade das espécies vegetais e animais, sendo a condição fundamental do melhoramento genético das especiais adaptadas a cada região e principalmente a autonomia e soberania das famílias agricultoras. É nessa troca e prática que se dá a continuidade ao maior patrimônio genético, que assegurará a soberania e segurança alimentar e nutricional.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC