APAE de Feira recebe amigos e convidados para sua “1ª Mostra de Costura da APAE

10/06/2016
APAE de Feira recebe amigos e convidados para sua “1ª Mostra de Costura da APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Feira de Santana realizou na manhã deste 10 de junho, a “1ª Mostra Costura APAE” com peças confeccionadas pelas alunas da oficina de corte e costura promovida pelo Projeto “Clube de Mães: uma alternativa sustentável”. O evento aconteceu na sede da instituição, com desfiles, exposições e comercialização das peças, além de apresentações culturais , tudo com o envolvimento de mães, alunos  e equipe da entidade.  A Mostra contou com o apoio do Movimento de Organização Comunitária – MOC, do Cesol Portal do Sertão, Senai e de outros parceiros.

Segundo Raquel Peixoto, uma das coordenadoras do projeto que conta com o patrocínio da
Fundação Banco do Brasil, esta Mostra é apenas a conclusão da primeira etapa do mesmo. “O Projeto Oficina de Corte e Costura para o Clube de Mães, conclui a sua primeira etapa de qualificação pelo Senai que durou seis meses. Teremos agora mais três meses na segunda etapa que é de empreendedorismo, comercialização”, ressalta.  Raquel declara que o desafio agora é a constituição de uma Cooperativa Social para o fortalecimento coletivo.

O Presidente da instituição
Alfredo Marcus Moreira anunciou a recente parceria com a Fio Brasil, empresa do ramo de moda feminina. “A Fio Brasil trará para a APAE suas coleções de roupas e essas mães que já estão com seus diplomas de corte e costura em mãos, poderão finalizar com qualidade”, enfatiza.

“Foi dado a linha e o anzol para que de agora em diante essas mães possam tomar um rumo profissional”, declara o superintendente  Jurandir Mato Grosso, após agradecer toda a equipe envolvida. 

Clube de Mães
A APAE de Feira de Santana atende pessoas com deficiência mental e/ou múltipla, residentes em Feira e região. O Projeto Clube de Mães foi instituído no sentido de criar possibilidades de transformação da realidade das famílias ali atendidas. Segundo dados coletados pelo Serviço Social da instituição, a maioria dessas famílias estão em situação de vulnerabilidade social, possuem um baixo poder aquisitivo, a maioria chefiadas por mulheres com baixa escolaridade, o que dificulta a inserção das mesmas no mercado formal de trabalho.

A partir desse contexto foi criado um espaço de integração social, de ampliação de conhecimentos e habilidades, onde são desenvolvidas atividades com as mães dos usuários da instituição. Ali recebem apoio, orientações sobre direitos e deveres, aprendem técnicas de artesanato, culinária e corte e costura. Algumas destas atividades como a oficina de corte e costura são feitas de forma coletiva e visa a qualificação profissional e geração de renda como forma continuada de sustentabilidade financeira, a partir da inserção dessas mães no mercado formal e/ou informal de trabalho.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC