MOC participa no Rio de Janeiro do Fórum do Projeto Maleta Futura

19/09/2016
MOC participa no Rio de Janeiro do Fórum do Projeto Maleta Futura

MOC participa no Rio de Janeiro do Fórum do Projeto Maleta Futura

Representando o Movimento de Organização Comunitária (MOC) a técnica  Nayanna Reis Silva, do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários participou hoje (19), no Rio de Janeiro, do Fórum realizado pelo Canal Futura, que visa discutir e buscar indicativos para a próxima Maleta Futura.

"Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia e Juventude foram temas propostos para elaboração do material que irá compor o acervo da próxima Maleta", ressalta Nayanna.

Além do MOC, participaram outras organizações a exemplo da Actionad, Instituto Aliança, UFMG, UNDIME, SESI, Faculdade Latino Americana de Ciência Social- FALACSO, Anistia Internacional, Fundação Itaú Social, Federação das Industrias do Rio de Janeiro-Firjan.

MALETA FUTURA

O projeto Maleta Futura de iniciativa do canal televisivo Futura nasceu com o objetivo de aproximar seu conteúdo audiovisual da sociedade, mas também da vontade de que a própria elaboração de conteúdo se transformasse com essa aproximação. Não se trata de manter uma lógica produtiva tradicional, tomando determinado segmento social como tema ou como público-alvo, mas sim de interagir efetivamente com a comunidade, buscando uma produção que se faça nesse contato com setores que costumam ser apenas audiências.

A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular, além de indicações de outras fontes, como filmes, documentários e sites. Somam-se ao audiovisual: material impresso inédito, produzido junto a consultores externos; material temático de instituições parceiras; produtos lúdicos e educativos. Tudo isso é reunido em uma mala, customizada conforme o tema em questão. O formato lembra o da maleta de caixeiros viajantes e sugere o acréscimo de novos itens.

Uma das estratégias para organizar a distribuição da programação do canal, a Maleta Futura também permite acompanhar o percurso da programação divulgada. Isso tem sido feito por meio da articulação de parcerias e do estímulo ao diálogo entre canal e instituições sociais. Assim, além de potencializar o alcance metodológico de suas produções, o Futura conta com novas fontes de informação e de pautas, com ampliação de sua rotina produtiva pela interação com redes comunitárias.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC