Visite em Feira de Santana a Feira Solidária de Empreendimentos Econômicos Solidários

05/12/2016
Visite em Feira de Santana a Feira Solidária de Empreendimentos Econômicos Solidários

Acontece em Feira de Santana de 05 a 08 de dezembro deste, no estacionamento da Prefeitura Municipal, a “Feira Solidária de Empreendimentos Econômicos Solidários”, numa realização do MOC com apoio de diversos parceiros.

Com muitas cores, cheiros e sabores, o evento visa divulgar, expor e comercializar produtos alimentícios e artesanais oriundos da agricultura familiar e Empreendimentos Econômicos Solidários dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, uma vez que estes Territórios têm expressado ao longo dos anos, através de importantes manifestações de vivências tais como: fundo rotativo, grupos de produção, cooperativas, associações, dentre outras, um novo olhar diante da economia solidária.

Essas experiências constituem importantes exemplos de desenvolvimento sustentável fundadas nos princípios da democracia, autogestão e emancipação, configurando um sistema de Sociedade Alternativa. Esse processo permite o resgate e valores da solidariedade que fortalece o conjunto de redes organizadas contribuindo com inúmeros Empreendimentos Econômicos Solidários ali existentes.

As realizações das Feiras é um exemplo forte dessas ações, pois valorizam todos os produtos, sejam eles alimentícios, artesanais e/ou culturais. A comercialização tem também o compromisso de preservar a saúde, pois os produtores agroecológicos mantém viva uma agricultura onde os químicos ainda passam longe dos alimentos. Já os artesanatos carregam a simplicidade e a riqueza de pessoas talentosas e expressivas que existem em vários cantos da Bahia.

A Feira Solidária dos Empreendimentos Econômicos Solidários é um espaço para conhecer todos esses empreendimentos. O que se vê são a essência de valores de pessoas que persistem de forma igualitária, que promovem a integração de diferentes pessoas com um único objetivo: fortalecer uma economia justa e solidária para todos e todas.