Caravana MOC 50 Anos presente na 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal

12/05/2017
Caravana MOC 50 Anos presente na 8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal

#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto
Valente é o segundo município no itinerário da Caravana MOC 50 anos que celebra meio século de história, de trabalho e de lutas da entidade que nasceu em 1967 e busca contribuir na transformação da vida das pessoas na luta por um Sertão Justo.

A Caravana participa da  8ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES) nestes 12 e 13 de maio com stand institucional instalado num espaço de intercâmbio de saberes e trocas com  agricultores/as familiares dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II que participam da Feira.

A abertura da Feira oi feita por Urbano Carvalho, coordenador da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), entidade organizadora do evento em parceria com a Prefeitura Municipal , Governo do Estado, organizações sociais parceiras e apoiadores.

O MOC foi representado na mesa de abertura por Jorge Nery, um dos seus diretores. Na oportunidade, Wilson Dias, diretor executivo da Companhia Estadual de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), fez referência à ação do MOC no Território do Sisal e sobre os 50 anos da instituição como uma entidade representativa para todas as outras.

O evento reúne todo o tecido social e econômico da agricultura familiar da região para trocar experiências sobre produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional, exposição e comercialização dos produtos dos empreendimentos da Agricultura Familiar, contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Na tarde deste primeiro dia o MOC está sendo representado por Gisleide do Carmo, coordenadora do  Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) debatendo no painel  sobre o Empreendedorismo Feminino na Sociedade e no Cooperativismo. 

Muitos dos empreendimentos dos seguimentos de artesanato e alimentação presentes na Feira são assessorados pelo MOC através do PFEES com ações de projetos que fortalecem o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC