Processo de formação acontece entre equipes do MOC

03/08/2017
Processo de formação acontece entre equipes do MOC

#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto

Técnicos do Movimento de Organização Comunitária – MOC e da Cooperativa de Consultoria, Pesquisa, Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável - COOPESER, participaram hoje, 03 de agosto, de oficina de formação técnica em Comunicação e em Gênero e Agroecologia. A atividade aconteceu no Centro de Formação Comunitária (CFC), em Feira de Santana.

Cerca de 28 técnicos dos Programas do MOC, entre eles Programa de Fortalecimento a Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), Programa e Água Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA), Programa de Gênero (PGEN), Programa de Educação do Campo Contextualizada (PCONTE) e da Coopeser conheceram pela manhã, técnicas de comunicação para melhoria das ações de divulgação de notícias e produtos audiovisuais.

Facilitada pelo Programa de Comunicação do MOC (PCOM) foi partilhado com todos/as a base para produção de peças de audiovisual e de informações para sistematização de experiências. Os/as participantes puderam fazer exercícios de produção textual e de vídeo.

No período da tarde o Programa de Gênero trabalhou numa perspectiva da ATER Feminista e Agroecologia. Debateu e fez esclarecimentos sobre a ferramenta/metodologia da Caderneta Agroecológica (CA) do Programa Mulheres e Agroecologia, vinculado ao Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM). A Caderneta é um instrumento que auxilia na administração da produção de mulheres agricultoras, por meio do registro do consumo, da troca, da venda e da doação do que é cultivado nos quintais produtivos. Muitos desses agricultores/as que já estão utilizando a Caderneta são integrantes do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, desenvolvido pelo MOC com apoio da Actionaid.

Nesta sexta-feira (04) acontecerá o segundo momento que será de monitoramento e de planejamento dos projetos. A formação da equipe técnica é um espaço de aprendizagem que o MOC realiza para aprimorar as ações da sua equipe como um todo no processo de interface.