MOC participou de Audiência Pública sobre Economia Solidária em Feira de Santana

19/10/2017
MOC participou de Audiência Pública sobre Economia Solidária em Feira de Santana

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

A Câmera Municipal de Feira de Santana realizou na manhã dessa quinta-feira, 19 de outubro, uma Audiência Pública sobre Economia Solidária, proposta pelo vereador Edil Cadmiel Pereira (PSC), na qual também atendeu ao oficio da Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura Municipal, Agricultura e Meio Ambiente. Cadmiel Pereira abordou sobre a legislação municipal que institui a Semana Municipal de Economia Solidária (Lei nº 3.681) e a Semana Municipal da Agricultura Familiar (Lei nº 3.682). Com o objetivo de potencializar, fomentar e difundir os empreendimentos da Economia Solidária de Feira de Santana. “Que o município de Feira possa abrir cada vez mais as portas para a Economia Solidária e que o Governo do Estado possa investir mais no fomento da agricultura familiar e solidária”, destacou Cadmiel.

A Audiência foi presidida pelo vereador Roberto Tourinho (PV) e contou com a participação de produtores/as da Economia Solidária, vereadores, lideranças políticas, imprensa e representantes da sociedade civil, assim como a presença do Movimento de Organização Comunitária – MOC através da representação de Maria Vandalva Oliveira (Coordenadora Pedagógica do MOC), de Gisleide Carneiro (Coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES/MOC) e Mariza Cerqueira (Educadora do PFEES/MOC). E ainda outras instituições que também trabalham com empoderamento dos empreendimentos e meios de comercialização dos produtos da Economia Solidária e da Agricultura Familiar.

Gisleide Carneiro fez uso da tribuna para ressaltar que falar de Economia Solidária em Feira de Santana é falar da trajetória do MOC, além de relatar à importância de conquistar mais formas de exibir e comercializar essas produções. “Há necessidade de ampliação dos espaços para divulgação e comercialização dos produtos da Economia Solidária”. expressou Gisleide que ainda falou o quanto essa Lei da  Economia Solidária, dará visibilidade aos empreendimentos e aos grupos de produções locais. “Então todo ano, já com uma data determinada, será realizada essa Semana com espaço de exposição, comercialização, de formação, de cultura e isso valorizará bastante e dará mais visibilidade aos empreendimentos e também a Economia Solidária”.

A mesa da tribuna foi composta por Antônio Carlos Borges Junior (Secretário Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e representante do prefeito José Ronaldo de Carvalho); Joedilson Machado de Freitas (Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural); João Bosco (Coordenador do Programa Feira Produtiva); e José Aristóteles Rios Nery (técnico da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico).

O professor de economia da UEFS e coordenador do Programa Incubadora de Economia Popular e Solidária de Feira de Santana, José Raimundo Lima também presente nesse momento, enfatizou à importância da implantação de políticas públicas sem partidarismo para fomento do setor, na construção de uma nova forma de economia na sociedade baseado na valorização das relações interpessoais e solidariedade.



Texto: Robervânia Cunha (PCOM/MOC)
Fotos: Ascom da Câmera Municipal de Feira de Santana.