Avaliação do projeto Parceiros por Um Sertão Justo aconteceu em Conceição do Coité

20/12/2017
 Avaliação do projeto Parceiros por Um Sertão Justo aconteceu em Conceição do Coité

#MOC_PorUmSertão_Justo

O Movimento de Organização Comunitária – MOC, realizou entre os dias 19 e 20 de dezembro o Encontro Regional de Planejamento, Monitoramento e Avaliação envolvendo os sujeitos dos direitos, executores/as e as organizações parceiras. A atividade faz parte as ações atreladas aos Programas do MOC através do Projeto Parceiros Por Um Sertão Justo e acontece no Auditório do SITRAF Coité, e contou com a participação de adolescentes, jovens, mulheres, homens, educadoras/s e representantes de organizações municipais. 

Diante dos objetivos do encontro é aprofundar a Abordagem de Direitos com o público (sujeitos detentores de direitos e de deveres) e parceiros locais do Programa Local de Direitos-PLD; Realizar troca de saberes e fazeres entre os municípios de atuação do projeto, a partir da identificação dos efeitos (resultados a médio prazo) na vida dos sujeitos dos direitos com a implementação do PLD em 2017; Debater acerca da dimensão de gênero presente nas narrativas e nas práticas sociais e suas consequências nas desigualdades que marcam a vida das pessoas além de Identificar os aprendizados do ciclo 2013-2017 com a implementação do Programa Local de Direitos e recomendações para a prospecção da caminhada. 

Segundo Maria Vandalva Oliveira, Coordenadora Pedagógica do MOC, “a realização do encontro de Parceiros Por Sertão Justo que é tem a parceria do MOC com a ACTIONAID, tem uma importância muito grande, sobretudo nesse momento em que a gente está concluindo um ciclo cinco anos e fazer uma avaliação de quais foram os efeitos e que as ações do projeto pode gerar na vida das pessoas e dos diferentes sujeitos que são crianças, adolescentes, educadores e educadoras do campo, agricultores e agricultoras, os empreendedores da economia solidária e também as mulheres rurais. E fazer essa escuta acerca do que foi modificado em suas vidas, o que aconteceu, a partir da ação dessa parceria é também igualmente importante porque nós estamos fazendo uma prospecção para uma próxima caminhada”, ressalou.

 A adolescente Maria Clara Gomes, da comunidade de Serrote, do município de Conceição do Coité fala sobre sua participação no encontro. “ O MOC sempre fez parte da minha infância e agora está podendo viver esse momento na adolescência com outras pessoas de comunidades diferentes, entidade é a pensar nas ações que possam todos junto transformar as nossas realidades, e a gente só tem a agradecer”, completou a adolescente. 

Nessas ações de troca de saberes as experiências trazida pelos sujeitos são de grande valia. A educadora Djane Araújo, do município de Nova Fátima, fala sobre o processo de avaliação diante do encontro. “Está colaborando com a avaliação ao lado do MOC e da ACTIONAID para o município de Nova Fátima é sempre buscar pela melhoria na qualidade da educação, na qualidade de vida das pessoas e está aqui hoje para mim é um privilégio pois os movimentos sociais nos encorajam a nunca desistir dos nossos direitos”. 

O grupo participa de místicas, momento de debates em pequenos grupo e discutem propostas durante o todo encontro com o apoio de representantes dos Programas de Educação do Campo Contextualizada, Gênero, Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários, Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia e Comunicação.


Por: Kivia Carneiro
Programa de Comunicação do MOC