Rede de Educação do Semiárido Brasileiro em Alagoas discutiu pautas urgentes

06/03/2018
Rede de Educação do Semiárido Brasileiro em Alagoas discutiu pautas urgentes

#MOC_PorumSertaoJusto

Aconteceu entre os dias 02 e 03 de março, a primeira Reunião Anual Executiva da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – RESAB, em Igaci, Alagoas, na sede da Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), que na última Assembleia da Rede assumiu a Secretaria Executiva e vai sediar a RESAB pelos próximos dois anos. O MOC estava representado através
  da técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada, Ana Paula Duarte .

A reunião contou com a participação das entidades que compõem a Secretária Executiva da Rede, as instituições
 da sociedade civil organizada , instituições federais e estaduais .

Na reunião foram direcionadas algumas ações para 2018, bem como discutidas pautas urgentes, como o fechamento de escolas do campo e medidas necessárias para impedir que a educação contextualizada seja desmontada na atual conjuntura.
Ainda foi discutido sobre a articulação política, sustentabilidade, comunicação, publicações e demais pontos considerados estratégicos para oxigenar as discussões e ações da Rede ao longo do ano. Foi um momento proveitoso, com discussões qualificadas e encaminhamentos possíveis.

“A reunião da Resab ela se constitui em um momento muito importante , primeiro porque foi realizada na sede da instituição que hoje representa a Secretária Executiva da Rede. E foi uma reunião muito pró- ativo , porque nós possibilitou discutir um pouco da conjuntura de cada estado que estava presente, na perspectiva da educação contextualizada e também nos possibilitou encaminhar algumas questões urgentes e direcionar as pautas de ações e discussões desenvolvidas no ano de 2018. Foi um reunião representativa e importante para gente dar continuidade as ações da Resab , fortalecer e oxigenar a rede ’’ , ressalta Ana Paula.

A RESAB
A Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB) é um espaço de articulação política regional da sociedade organizada, congregando educadores/as e instituições Governamentais e Não-Governamentais, que atuam na área de Educação no Semiárido Brasileiro, que busca contribuir para a implementação de ações integradas de educação, fortalecendo inserções de natureza política, técnica e organizacional, demandadas das entidades que atuam no nível local apoiando a difusão de métodos, técnicas e procedimentos que contribuam para uma Educação para a Convivência com o Semiárido.

A RESAB se propõe a sensibilizar a sociedade civil, os setores públicos, os formadores de opinião e os responsáveis políticos para uma ação educacional articulada em prol do desenvolvimento sustentável, dando visibilidade às potencialidades do Semiárido.

A entidade busca ainda contribuir para a formulação de políticas estruturadoras para o desenvolvimento do Semiárido a partir da intervenção no campo educacional, bem como monitorar a execução das políticas públicas nesta área.


Por Alan Suzarte
Programa de Comunicação do MOC