MOC participa do Fórum Alternativo Mundial da Água em Brasilia/DF

17/03/2018
MOC participa do Fórum Alternativo Mundial da Água em Brasilia/DF

#MOC_PorumSertaoJustO


O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participa através de Mateus Jonnei (coordenador de ATER do MOC) do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), contando com o apoio das agências de cooperação TdH Suisse e Heks. O encontro começou hoje (17) de março, em Brasília/DF, reunindo comunidades de todo o mundo, tendo seu início marcado pela Assembleia Popular das Águas, que denunciou como as águas estão sendo apropriadas pela ganância do mercado financeiro. Na oportunidade, o Popular Carteirinha (Associação de Fundo de Pastos de Correntina) denunciou a exploração do Rio Arrojado em Correntina, na Bahia, relatando os conflitos vivenciados pelos ribeirinhos por causa do uso da água pelo agronegócio naquela região.

Outro momento desse primeiro dia, contou com a apresentação da experiência da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), sendo exposta na atividade autogestionada como bem sucedida no uso e gestão das águas. O FAMA segue até o dia 22 de março, quando é comemorada a Semana das Águas, para o fortalecimento do direito á água para todas as pessoas.


FAMA 2018/ Serão debatidos os temas centrais de defesa pública e controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais, as barragens e em defesa dos povos atingidos, serviços públicos de água e saneamento e as políticas públicas necessárias para o controle social do uso da água e preservação ambiental, que garanta o ciclo natural da água em todo o planeta.



Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC