Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários

PFEES
Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários

O objetivo do PFEES é contribuir para que Empreendimentos da Economia Solidária da Agricultura Familiar e de comunidades tradicionais dos municípios da área de atuação do MOC sejam consolidados, atuando na perspectiva de uma economia justa, inclusiva e solidária, articulados em redes e organizados nos processos de gestão, produção e comercialização, fortalecendo a convivência com o Semiárido.

A atuação do programa acontece nas seguintes áreas estratégicas:





  • Aprimoramento dos processos de trabalho na organização e articulação dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e das Redes, na perspectiva da equidade de gênero e participação social.




  • Articulação dos empreendimentos em Rede via Arco Sertão Central e a Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (COOPEREDE) inserindo nos espaços de incidência política e melhoria na gestão, produção e comercialização.




  • Assessoria sistemática aos empreendimentos econômicos solidários e aos pontos fixos de comercialização para acesso e permanência aos mercados (institucional, convencional e diferenciado).




  • Apoio à gestão, por parte do/as agricultores/as familiares, dos espaços de comercialização solidária e agroecológica organizados nas feiras livres.