Campanha "Sertão Solidário"

Campanha

O MOC lança neste 17 de março a Campanha SerTão Solidário que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis para pessoas que estão com dificuldades diante da seca que já se prolonga por vários anos no Semiárido baiano. Diferente de outros períodos de estiagem, a seca não afeta apenas a zona rural, mas as sedes municipais que passaram a sofrer também com a falta de água.

Para atender o maior número possível de pessoas, além de Feira de Santana, cidade sede do MOC, a campanha dispõe de vários postos de coletas distribuídos nas
 sedes dos Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais dos municípios de Quijingue, Nova Fátima, Ichu, Araci, Riachão do Jacuípe, Retirolândia e Santaluz, além de espaço para coleta nas APAEBs de Serrinha e Araci.


Estamos coletando viveres para socorrer àqueles e aquelas que estão passando necessidade e até mesmo fome em decorrência da estiagem(seca).

Por que isso é necessário?

Doar estes alimentos é momentaneamente necessário como um ato de solidariedade e como ação de emergência. 
Mas isso se torna necessário, agora, não apenas pela necessidade premente que as pessoas passam. Mas também por outras razoes mais profundas, que temos de meditar.

Estas pessoas passam necessidade porque a elas foram negadas políticas que poderiam ter garantido que elas trabalhassem e,  mesmo na seca, pudessem ter o pão para comer.

O que lhes foi negado?

Foi negado a terra. A maioria destas famílias não possui terra suficiente para produzir pois a Reforma Agraria tem suas verbas cortadas; a maioria destas famílias não tem acesso a uma assistência técnica que lhe garanta conviver com o semiárido; a maioria destas famílias possivelmente não tem acesso à cisterna de captação de água para consumo e muito menos cisterna de agua para produção, para dar água aos seus animais e produzir. 
Foi negado a elas também o Bolsa Estiagem, o Seguro Safra e outras ações que o Governo Federal vem cortando e que são programas que garantem ao mais pobre a força para resistir nestas ocasiões.

Se estas políticas  estivessem funcionando, com certeza não teríamos necessidade de coletar alimentos e fazer doações. Deste modo, ao fazermos estas doações, temos de desenvolver, simultaneamente, a atitude de lutar para que estas politicas funcionem.

Sem elas, eternamente teremos coletas de alimentos, eternamente teremos pessoas humilhadas porque têm de receber de doação aquilo que querem e podem produzir.

Temos de lutar por um semiárido vivo, pelos direitos das pessoas, por politicas adequadas ao semiárido.



Cartaz e Banner da Campanha disponíveis para downloads abaixo: