Caravana entrega em Valente tecnologias de convivência com o Semiárido

09/06/2016
Caravana entrega em Valente tecnologias de convivência com o Semiárido

Com a participação do MOC, na manhã desta quinta-feira (9), a Caravana Estadual da Justiça Social entregou na Casa do Agricultor Familiar, município de Valente, 3.931 estruturas hídricas para produção e consumo, implementadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social. Na oportunidade também foram entregues ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Aquisição de Leite (PAA-Leite), que beneficiam pequenos produtores rurais dos municípios de Conceição do Coité, Valente, Biritinga e Santa Luz.
Durante a programação a diretora do MOC e agricultora familiar, Terezinha Santos, fez a entrega de um termo simbólico em nome das famílias que receberam tecnologias sociais para convivência com o Semiárido. "Houve um momento que emocionou a todos quando foi realizada uma homenagem à nossa colega Rosania Trabuco, líder sindical com importantes contribuições nos debates de juventude, cooperativismo, luta das mulheres, empoderamento político e social, que faleceu em maio, vítima de um acidente automobilístico", ressalta Cleonice Oliveira, técnica do MOC.

Além dos agricultores/as familiares, o evento contou com a participação de Geraldo Reis, Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Rose Pondé como representante da Conab, além de representantes do MDS, MOC, Fatres, Consisal, Prefeitura local e outros parceiros. No local foram expostos produtos confeccionados pelos grupos de produção filiados a Rede de Produtoras da Bahia e a Arco Sertão, além de produtos da agricultura familiar.
O município de Valente, no território de identidade do Sisal, foi o segundo de todos os municípios dos territórios a receber a Caravana da Justiça Social. O primeiro foi Serrinha, também neste dia 09/06, onde foram oferecidos cursos, oficinas, capacitação e serviços das áreas de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde e atividades de lazer para as famílias do interior do estado.

Na primeira etapa, nos meses de junho e julho, a Caravana chega a mais cinco territórios de identidade: Litoral Norte, em Alagoinhas; Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas; Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista, Planalto e Anagé; Baixo Sul, em Valença; e Litoral Sul, em Itabuna.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC