Cooperativas assessoradas pelo MOC participam de intercambio na Chapada Diamantina

17/10/2016
Cooperativas assessoradas pelo MOC participam de intercambio na Chapada Diamantina

Cerca de 45 representantes de cooperativas dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Recôncavo participaram nos municípios de Jacobina e Várzea Nova, no território da Chapada Diamantina da Bahia, do Intercambio de troca de experiências e conhecimentos,  para os/as cooperados/as, que aconteceu entre os dias 14 e 15 de outubro de 2016.

O intercambio é uma atividade do Projeto Cooperação do Programa Mais Gestão, atrelado ao Programa de Fortalecimento aos Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) do Movimento de Organização Comunitária (MOC). Segundo a técnica do PFEES, Mariza Cerqueira, o objetivo “foi para que as cooperativas acompanhadas pelo projeto pudessem beber das experiências de cooperativismo, organização, gestão e empreendimento”.

A caravana visitou a Feira Agroecológica que tem o apoio d
a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) onde agricultores e agricultoras vendem suas produções na “feirinha” nas quartas e sextas-feiras, e experiências exitosas no município de Várzea Nova, onde puderam acompanhar empreendimentos voltados ao beneficiamento da polpa de frutas e do leite da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região – COOPAG.

Fred Jordão, cooperado e dono proprietário da Bahiafrut, empresa que ele criou e que tem parceria direta com a COOPAG, relatou e mostrou o processo que passou durante 16 anos com a iniciativa
do plantio de oito tarefas de acerola e promoveu a distribuição de mudas da fruta para os mais de 100 cooperados da COOPAG, promovendo a mobilização e fortalecimento dos cooperados.

Com uma estrutura totalmente organizada e equipamentos adequados Fred fez da parceria entre cooperativa e empresa uma ação inovadora que atua desde 2002, onde
produzem quatro sabores de iogurte, bebidas lácteas, manteiga e 14 sabores de polpa de frutas, além de vender frutas e verduras in natura. “Nós temos o orgulho de dizer que essa parceria deu certo e que podemos pensar juntos através de um processo que precisa de organização, gestão e foco”, ressalta Fred.

Para a representante da Cooperativa Polivalente Filhas da Terra - COOPOFIT, Floripes Mendes, relata que “o intercambio foi uma atividade enriquecedora e muito importante para nós, pois eles também com toda estrutura, começaram do pequeno, mas que é um modelo a ser seguido pela forma adequada de manusear e produzir”.

O intercâmbio acima de tudo trouxe além de uma boa experiência, a esperança de que as cooperativas organizadas são um caminho para o desenvolvimento coletivo e eficaz.


Kivia Carneiro – Comunicóloga
Programa de Comunicação do MOC