Mulheres organizadas fazem a diferença em Santaluz

21/03/2017
Mulheres organizadas fazem a diferença em Santaluz

Conquistas vêm mudando a vida de muitas mulheres das comunidades rurais do município de Santaluz que prezam sempre por ações coletivas. Uma delas foi a criação da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Agricultura Familiar de Santaluz (Ammtrafas) que surgiu com o objetivo de organizar e facilitar o acesso das mulheres produtoras aos mercados dentro do município. Esse papel vem sendo cumprido com seriedade. 

A entidade agrega 24 grupos de produção que têm representação constante em suas reuniões e desenvolvem ações de mobilização, formação, inserção em oficinas, e participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Todas as terceiras segundas-feiras de cada mês as mulheres filiadas são convidadas para uma reunião, onde discutem assuntos de interesse coletivo. Nesse
 20 de março, a reunião foi para discutir um tema importante e desafiador que é a comercialização para o PNAE onde discutimos sobre o edital, preços dos produtos e quais produtos as mulheres tinham para oferecer, pensando em elaborar a proposta para ser apresentada em forma de chamada pública”, enfatiza Leane Reis, presidente da Ammtrafas.

A Associação também já tem suas afiliadas inseridas na Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (Cooperede), que por sua vez tem uma parceira com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) na execução do Projeto Redes de Cidadania no Sertão da Bahia, que é patrocinado pela Petrobras.

Segundo Joseane Lopes, coordenadora da Cooperede, o projeto vem fortalecendo as ações dos grupos. “O projeto vem sendo um grande parceiro dentro dos municípios de abrangência e no município de Santaluz vem contribuindo para a organização dos empreendimentos e melhoramento de produtos para que possamos acessar aos mercados com uma melhor qualidade” ressalta a coordenadora.

A partir da organização dos grupos a Ammtrafas já tem ponto comercial na sede de Santaluz e distribui para o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado em Serrinha, através da Rede Arco Sertão e para a loja Ciranda das Artes, em Feira de Santana, por intermédio da Cooperede. Agora já está se projetando para ampliar a comercialização em outros pontos fixos. As mulheres dos grupos acreditam que a comercialização é a maneira prática e direta de divulgar os produtos da economia solidária.