Projeto Agenda 2030 no Semiárido baiano é apresentado aos municípios de atuação

25/01/2024
Projeto Agenda 2030 no Semiárido baiano é apresentado aos municípios de atuação

Parte da população do campo das comunidades rurais da Bahia, em meio a tantas lutas, ainda não tem acesso aos direitos básicos. E como forma de promover o desenvolvimento econômico equitativo, sustentável, participativo e inclusivo no Brasil o projeto Agenda 2030 no Semiárido baiano, vem possibilitar que estes sejam respeitados e garantidos.

Através do MOC, o projeto atuará em cinco municípios sendo duas comunidades cada:

  •          Araci – Barbosa e Caldeirão Novo
  •         Barrocas – Lajedinho e Milho Verde
  •          Teofilândia – Limeira e Dezenove
  •          Nova Fátima- Queijo e Jaboticaba
  •         Santaluz - Rose e Miranda

A equipe técnica apresentou o projeto para organizações da sociedade civil dos povos do campo, poder público e demais entidades regionais para juntos fortalecer, atuar e estimular a criação de mecanismos voltados ao alinhamento com a Agenda 2030.

Assim, o projeto pauta as lutas, defesas e direitos em prol da Convivência com o Semiárido, abordando temas como: Segurança alimentar e nutricional; educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido e sustentabilidade ambiental; fortalecimento das ações de mulheres e jovens e ocupação de espaços de poder; implementação de sistemas de saneamento rural, acesso à água e recaatingamento.

O Projeto executado pelo MOC e o IRPAA, tem duração de 3 anos, e é financiado pela União Europeia através da Horizonte 3000.

           






#ConvivênciaComOSemiárido
#Agenda2030
#Moc
#Irpaa