Devolutiva do Estudo da Pesquisa Ação do Projeto Lume

19/08/2023
Devolutiva do Estudo da Pesquisa Ação do Projeto Lume

O MOC realizou ontem (18), uma devolutiva do Estudo da Pesquisa Ação do Projeto Lume, na comunidade Lagoa Escura, município de Santaluz. Esse evento representou um momento significativo de compartilhamento de informações valiosas, abordando os impactos sociopolíticos, técnicos, econômicos e ecológicos (LUME), como resultado de um esforço colaborativo em prol da agroecologia. A Pesquisa Ação, apoiada pela Rede Ater Nordeste de Agroecologia, desempenhou um papel fundamental nesse contexto.




O objetivo da pesquisa foi a construção conjunta do conhecimento, transformando os moradores em protagonistas desta narrativa. Através de uma abordagem participativa, cada membro da comunidade teve a chance de contribuir com suas perspectivas, enriquecendo a compreensão coletiva. O diálogo foi facilitado através da construção de uma linha do tempo, considerando diversas dimensões como técnica, política, social e econômica.

"Esse momento de construção permitiu que os participantes elaborassem e reformulassem suas relações individuais e coletivas, com foco na construção do conhecimento coletivo e na própria história da comunidade. As histórias de vida se entrelaçaram na construção do relato da comunidade, proporcionando uma imersão na vida das pessoas e na trajetória do local", frisou a técnica Ana Dalva.

A apresentação da devolutiva, realizada por meio de uma relatoria gráfica, reflete o compromisso do Projeto Lume em compartilhar os resultados e aprendizados obtidos. Este momento não apenas informou sobre os desdobramentos da pesquisa, mas também enfatizou a importância do engajamento coletivo para a promoção da agroecologia e o bem-estar da comunidade.