Monitoramento e planejamento das próximas ações do projeto Agenda 2030 no Semiárido baiano são temas de oficina com equipes do MOC e Irpaa

21/03/2024
Monitoramento e planejamento das próximas ações do projeto Agenda 2030 no Semiárido baiano são temas de oficina com equipes do MOC e Irpaa

Avaliar as atividades realizadas durante o primeiro trimestre de execução do projeto “Agenda 2030 no Semiárido baiano” e planejar as próximas ações visando a Convivência com o Semiárido. Esses foram alguns dos objetivos da Oficina de construção da Linha de Base e Planejamento das ações do projeto com as equipes do Movimento de Organização Comunitária (Moc) e Irpaa, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira ( 21), em Feira de Santana-BA.

O momento contou com a participação do consultor André Santana, que abordou reflexões acerca das informações necessárias para compor as linhas de base do projeto. Esses dados vão auxiliar  na identificação do quanto as ações do Projeto contribuíram com o avanço das comunidades assessoradas ao fim das atividades, em 2026. 

Também foi socializado e debatido o plano de comunicação, que tem o objetivo de promover as ações do projeto e proporcionar espaços para que os/as agricultores/as exponham suas experiências. Além disso, as ações vão apoiar na ampliação da visibilidade e problematização das temáticas  da Convivência com o Semiárido. 

As ações de comunicação têm como temas centrais: Segurança alimentar e nutricional; Acesso à água e saneamento rural; Recaatingamento; participação de jovens e mulheres e educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Para potencializar esse trabalho, as equipes das duas Instituições participaram de uma oficina sobre produção de conteúdo, destacando os elementos básicos da construção textual e técnicas de fotografia. Esses conhecimentos são fundamentais para que eles/elas, além de se sensibilizarem acerca das temáticas, possam sistematizar as informações referentes às atividades, contribuindo de forma direta com a divulgação das ações.

O colaborador do Irpaa, Manuel Ribeiro, mais conhecido como Betinho, destacou que “Esse encontro foi mais uma oportunidade de aprendizado, tirar dúvidas e nivelar a compreensão sobre o desenvolvimento do projeto ‘Agenda 2030 no Semiárido Baiano’. Foi um momento leve, bastante produtivo, permitindo fortalecer a interação entre as equipes parceiras, MOC/IRPAA e alcançar o objetivo posto”.

Compartilhando do mesmo sentimento, a colaboradora do Moc, Francisca Fonseca, reforçou que “A atividade foi muito enriquecedora, tanto para o planejamento coletivo do projeto, quanto para meu crescimento profissional”. Ela destacou ainda que as trocas de experiências das ações realizadas pelas instituições demonstram o compromisso em proporcionar vida digna para a população do Semiárido. “O projeto Agenda 2030, se traduz na materialização do desejo das instituições de construção de um Semiárido vivo. Para mim, esta atividade é o início de um caminho traçado e construído coletivamente”, frisou Francisca.

O projeto "Agenda 2030 no Semiárido baiano” é realizado pelo Moc e Irpaa, com apoio da Horizont3000-organização não-governamental austríaca de cooperação para o desenvolvimento- com  fundos procedentes da Comissão europeia, Sei So Frei Graz, DKA, Cooperação Austriaca/ Austrian Development Agency (ADA).


Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa e Comunicação do Moc.