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III Módulo de oficina de Educação Contextualizada em Serra preta encerrou o ciclo formativo do Projeto Cisternas nas Escolas
08/11/2017
#MOC_PorumSertãoJusto
“O projeto representa uma esperança de um Semiárido melhor de se viver (...). A formação foi muito satisfatória, deu para perceber o quanto é importante e necessário trabalhar com a Educação Contextualizada em sala de aula”, expressou a professora Janice Carneiro no município de Serra Preta, onde ocorreu a oficina do III Módulo Formativo de Educação do Campo Contextualizada, encerrando também o ciclo de formações do Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC, em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro - ASA e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, sendo executado desde de junho de 2017.
O projeto trabalha com mobilização, oficinas de Educação Contextualizada, de Gerenciamento de Recurso Hídrico Escolar - GRHE e formações com os envolvidos na gestão e no funcionamento escolar e educacional, que discutem, refletem e somam conhecimentos que melhoram a qualidade dessa Educação diferenciada, discorrendo sobre temáticas como: direito à água, Educação Contextualizada, relações sociais de gênero, raça e etnia, bem como debates sobre a Escola sem Partido, além de preparar materiais lúdicos por meio da Ficha Pedagógica para levar aos alunos.
Segundo a professora Daiane Primo o ciclo formativo do projeto Cisternas nas Escolas deveria ter mais formações, pois foi de suma importância para toda comunidade e para os professores/as, trouxe melhorias para todos, principalmente para as comunidades que foram beneficiadas com a cisterna na escola de 52 mil litros de armazenamento de água. “Adquirir muito conhecimento e foi muito bom, seria melhor ainda se tivesses mais formações de Educação Contextualizada e direito a água”, frisou Daiane.
A formação foi facilitada por Paula Duarte técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) do MOC e aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro no município de Serra Preta, contando com as participações de professores/as locais e do município de Pé de Serra. A técnica lembra que cada formação tem sua essência. “O diferencial se dá a partir das especificidades de cada município, uma vez que cada indivíduo é diferente, sua interação, suas respostas e intervenções”, comentou Ana.
Para a professora Rizomar da Silva Lima da Escola Alcídio Isidoro de Serra Preta, a formação representou para ela um novo olhar da educação do campo para o Semiárido e também a esperança de dias melhores. “A metodologia utilizada na formação foi muito clara, trazendo muitos conhecimentos e novas possibilidades de educar. Hoje vejo o Semiárido com outro olhar, com outras possibilidades de sobrevivência e o que poderia melhorar seria mais tempo para a formação”, relatou a professora.
Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC-PCOM