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Dia de Estudo sobre identidade e elações étnicos raciais nas escolas do campo do Semiárido
28/09/2021
O Programa de Educação do Campo Contextualizada
(PECONTE), realizou nesta terça-feira (28), uma tarde de aprofundamento da
metodologia do projeto Baú de Leitura sendo um dia de estudos sobre etnia,
cultura, religiosidade e educação não sexista e não discriminatória e temas
diversificados, tendo a participação de educadores/as das escolas do campo.
A atividade trouxe a explanação da Profa.
Dra. Sandra Nívea Soares de Oliveira (UEFS) diante do tema Identidade e
relações étnicos raciais nas escolas do campo do Semiárido – Por uma Educação
Não Sexista e Antirracista, que de forma significativa para a
relação da educação antirracisma na prática docente, como a mesma pode se
reverberar em sala de aula e quais os elementos cruciais que precisam ser
destacados nesse processo. Foi uma fala muito importante e escurecedora no
sentido da autoanálise e das potencialidades que as escolas já possuem para
disseminar cada vez mais práticas antirracistas.
O objetivo
desta atividade também foi avaliar e planejar o trabalho pedagógico
desenvolvido pelo Projeto Baú de Leitura observando as dimensões sociais do
mesmo, fortalecendo identidade e ampliando a compreensão de relações
étnico-raciais a partir da literatura contextualizada em tempos de pandemia.
Além
de reconhecer e fortalecer a identidade de cada participante, enquanto leitura
de mundo como constituição de um povo, uma cultura e um modo ser e agir,
leitura de si mesmo e das pessoas; Avaliar e aprofundar estudos sobre relações
étnicos raciais e como o Projeto Baú de Leitura pode contribuir para melhoria
da aprendizagem das crianças, especialmente com leitura com letramento de uma
educação antirracista.
O processo formativo seguiu a
metodologia participativa da ação-reflexão-ação, por meio da qual foi realizado
um diagnóstico com perguntas sobre a prática metodológica com o Baú de Leitura
junto aos/as educadores/as.
Foi realizada uma análise e
aprofundamento, assim como foram dialogados os aspectos metodológicos das
dimensões (artística, social e política) e dos motes (I- Identidade, II- Meio
Ambiente, III- Cidadania), atravessando o tema das relações étnico-raciais a
partir das questões de identidade, ancestralidade, racismo, pretagogia e outros
elementos que necessitam ser discutidos e aprofundados no campo da formação.
A atividade foi realizada de forma virtual e transmitida pelo canal do
Youtube do MOC, com acesso do link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=EAEKu8d8Sjg
Por: Kívia Carneiro (Setor de Comunicação do MOC) e Ana Paula Duarte (PECONTE)