Campanha de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres – 2015

Campanha de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres – 2015

 

“Quebre o silêncio!   Sua atitude salva vidas”

A luta dos movimentos de mulheres e feministas tem mudado o curso da história das mulheres no Brasil e no mundo mediante enfrentamento as desigualdades sociais de gênero enraizado nas relações de poder do homem sobre a mulher. Todo esse embate tem garantido avanços e conquistas significativas em prol da equidade de gênero. Contraditoriamente, as mulheres ainda sofrem violência das mais diversas formas, simplesmente pelo fato de serem mulheres, o que se classifica como violência de gênero, que é o reflexo do retrocesso social e dos direitos humanos das mulheres duramente conquistados e assegurados por leis.

A violência doméstica e familiar atinge mulheres do mundo inteiro e independe de classe social, raça/etnia,faixa etária, grau de instrução ou orientação sexual, no entanto, vale ressaltar que mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras, conforme aponta os dados do IPEA (2011). O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking de países com crimes praticados contra as mulheres. A Bahia é um dos estados que mais preocupa já que é responsável por 9,8% de assassinato a cada 100 mil mulheres, ocupando o 2º lugar como o mais violento do Brasil, perdendo apenas para o Espírito Santo (IPEA, 2013). Estas atrocidades acometem mulheres dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão, sendo que muitos casos não são inseridos nas estatísticas oficiais da violência, além de serem territórios com limitados equipamentos de proteção as mulheres. Com a existência da Lei Maria da Penha desde 2006, o número de feminicídio caiu em 10% (IPEA, 2015).

 Diante desse contexto, o Movimento de Organização Comunitária- MOC vem somando esforços com outras organizações, dentre elas, de mulheres e feministas na luta contra todas as formas de violência contra as mulheres.

Neste ano de 2015, o MOC mediante apoio da ActionAid lança a campanha “Quebre o silêncio! Se atitude salva vidas: Denuncie toda e qualquer forma de violência contra as mulheres”. Tem como objetivo: mobilizar e sensibilizar a população para a prevenção e enfrentamento a violência contra as mulheres. Para isso, tem o envolvimento do poder público, agências de comunicação e demais organizações locais comprometidos com a garantia da dignidade humana das mulheres.

Nesse período o mundo inteiro se mobiliza em torno da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra ás mulheres como objetivo promover o debate e denunciar as várias formas de violência. No Brasil a campanha é realizada desde 2003 e para isso elegeu-se algumas datas marco como:

20 de novembro- Dia Nacional da Consciência Negra - As mulheres negras são as principais vítimas da violência de gênero;

25 de novembro – Dia internacional da Não-violência contra as Mulheres. Reconhecimento da ONU para homenagear as irmãs Mirabal violentamente assassinadas na República Dominicana.

1º de dezembro – Dia mundial de combate a Aids.  No mundo inteiro, tem crescido o número de mulheres contaminadas pelo vírus, inclusive como consequência de violência sexual. Busca fortalecer o esforço global para enfrentar a epidemia da Aids.

 6 de dezembro - Dia Nacional da Mobilização de Homens pelo fim da violência contra a mulher - Laço Branco - Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá). Este fato inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres.

 10 de Dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Declaração Universal de Direitos Humanos foi adotada pela ONU e considerada a violência contra as mulheres uma violação dos direitos humanos.