Projetos CAT e Baú de Leitura

CONSTRUINDO SABERES PARA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA Caderno Pedagógico 02

10/09/2025

Na caminhada de construção de uma experiência em Educação do Campo Contextualizada para Convivência com o Semiárido, o MOC sempre buscou fazer uma “escuta” de pessoas, sujeitos da educação, que trilham e desbravam novos horizontes em centenas de comunidades rurais e urbanas no Semiárido da Bahia. Esta escuta de outras pessoas, exige, também, uma auto escuta e uma produção coletiva. Nesse sentido, foram mais de dois anos de estudos, de buscas para atender demandas e orientações pedagógicas de educadoras e educadores de sujeitos sociais, de escutas e auto-escuta para produzirmos este Caderno 2 – Construindo Saberes para Educação Contextualizada. É como dar às mãos: o saber popular e a produção científica. É, portanto, um produto de uma construção coletiva do conhecimento, da pesquisa-ação e participação como princípios da Educação do Campo Contextualizada.

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CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO PARA O SEMIÁRIDO

10/09/2025

As experiências de Educação do Campo no Brasil são inúmeras, quer sejam elas da sociedade civil, quer do poder público, quer de processos parceiros levados à frente por Organizações Não Governamentais (ONG) e poder público. Há um acúmulo significativo que, se aprofundado e sistematizado, seria mais que suficiente para deslanchar políticas efetivas de Educação Contextualizada. Nesse contexto, muito se debate sobre o currículo contextualizado como um instrumento básico e fundamental para a implantação, nos municípios, de uma política de Educação Contextualizada.

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Construindo Saberes para Educação Contextualizada - Caderno 1

10/09/2025

A história do MOC tem se identificado, nos últimos 14 anos, com lutas e conquistas em relação à qualidade da educação que é oferecida às crianças, adolescentes e jovens do semiárido da Bahia, especialmente, dos territórios do Sisal, da Bacia do Jacuípe e Portal do Sertão, com algumas entradas em outros territórios. Assim é que, bebendo nas águas do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) de Pernambuco, criamos o CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do Campo – projeto de educação contextualizada, desenvolvido inicialmente em três municípios e hoje em 22 municípios e a caminho de se consolidar em políticas públicas de educação contextualizada. No âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e em parceria com a SETRAS (então Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Governo do Estado da Bahia), o UNICEF, o Projeto Axé e muitas organizações dos territórios, imprimimos nosso estilo e nossa metodologia nas ações da JORNADA AMPLIADA, aventurando-nos na formação e acompanhamento pedagógico de milhares de monitores. Igualmente, no âmbito do PETI e do CAT e a partir de experiências do Centro Luiz Freire, Pernambuco, criamos o Baú de Leitura, experiência de sucesso, de qualidade e inovadora no campo da leitura prazerosa e crítica, realidade nunca pensada antes nas escolas do campo. Provocados por desafios e questionamentos que nos perguntavam por que não publicar estas experiências, abraçamos a espinhosa tarefa de sistematizar duas delas: o CAT e o Baú de Leitura, ambas publicadas em livros com sucessivas edições. Nesta caminhada, nosso forte e nossa marca foi sempre a formação de professores/as, formação que hoje se estende aos gestores/as, coordenadores/as, conselheiros/as e organizações da sociedade civil, na perspectiva de construção de políticas de educação do campo, no semiárido. Isso porque avaliamos que, se queremos incidir e construir políticas públicas, estes atores são indispensáveis nesta construção.

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SEMENTES DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: RESULTADOS E CAMINHOS ENCONTRADOS NA PESQUISA DO PROJETO CAT MOC/ICEP/UFCG

10/09/2025

Hoje tem muita gente falando da qualidade na Educação, da melhoria no aprendizado das/os estudantes. Existem também vários movimentos e redes defendendo a Escola Contextualizada, políticas públicas para as escolas do campo, formação inicial e continuada para professoras/es do campo. Isso nos leva a indagar: O que é uma escola contextualizada? Temos escolas que se organizam assim? Por que estas mudanças? Como fazer estas mudanças? Quais políticas precisam ser efetivadas? Com quem? Quanto custa realizar estas mudanças na escola? Quais passos precisam ser dados? Estas perguntas foram nos inquietando. Para respondê-las organizamos uma pesquisa cujo objeto foi o Projeto CAT, coordenado pelo Movimento de Educação Comunitária – MOC. O Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo é desenvolvido por esta entidade em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e Movimentos Sociais e Sindicais do campo em mais de 20 municípios da região semiárida da Bahia.

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ENTRE ASPAS BAÚ DE LEITURA - MOC

10/09/2025

O Projeto Baú de Leitura, idealizado pelo MOC, Movimento de Organização Comunitária, em Feira de Santana é tema desta Programa Entre Aspas. O projeto vai completar 23 anos, agora em 2022. O Baú, cheio de livros, tem contribuído para a Erradicação do Trabalho Infantil em dezenas de municípios do Semiárido da Bahia. As ações do projeto são voltadas à leitura de forma lúdica, com muito contexto e reflexão. a entrevistada é a orientadora educacional Ana Paula Duarte, que trabalha no MOC. “Nosso maior desafio, nestas duas décadas, foi manter o projeto vivo. Principalmente, durante a pandemia, que foi essencial para a educação das crianças. O projeto também mudou minha vida”, acrescentou a orientadora.

O Movimento de Organização Comunitária, realizou o XII INTERCÂMBIO CULTURAL E TROCA DE SABERES, de forma virtual por conta da pandemia. Crianças e adolescentes de varias cidades tiveram a oportunidade de conhecer outras experiências.

10/09/2025

O Movimento de Organização Comunitária, realizou o XII INTERCÂMBIO CULTURAL E TROCA DE SABERES, de forma virtual por conta da pandemia. Crianças e adolescentes de varias cidades tiveram a oportunidade de conhecer outras experiências.

Intercâmbio Baú de Leitura

10/09/2025

O Movimento de Organização Comunitária(MOC), através do Programa de Educação Contextualizada do Campo (Peconte), realizou entre os dias 26 e 27 de abril, na Pousada Central, em Feira de Santana, um encontro de sensibilização – intercâmbios do Projeto Baú de Leitura. O evento contou com a participação de coordenadores/as pedagógicos/as, educadores/as e diretoras/es de escolas ,com o objetivo de sensibilizá-los para a leitura lúdica, prazerosa e contextualizada visando desenvolver e melhorar a aprendizagem significativa das crianças e adolescentes e construindo o gosto duradouro pela leitura .

Adolescentes criam vídeo sobre direitos em oficina de Educomunicação

10/09/2025

Adolescentes das comunidades de Salgado e Ponto Novo, do município de Riachão do Jacuípe, participaram nesse 27 de junho da oficina de Educomunicação realizada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), como parte das ações do Projeto Parceiros por um Sertão Justo, que tem o apoio da ACTIONAID. O objetivo da oficina foi aprofundar a concepção da Comunicação como um direito e instrumento de mobilização social; Discutir sobre a representação das pessoas/ comunidade na mídia e construir estratégias de comunicação que possam contribuir para dá visibilidade das ações dos sujeitos e comunidade

Encontro e Intercâmbio Intermunicipais com Educadoras e Educadores das Escolas do Campo

10/09/2025

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) promoveu o Encontro e Intercâmbio Intermunicipais com Educadoras e Educadores das Escolas do Campo, através do Programa de Educação do Campo Contextualizada ( PECONTE), entres os dias 21 e 22 de fevereiro, no Hotel Seabra, em Feira de Santana e contou com a presença dos sujeitos sociais, entre eles professores, coordenadores e a sociedade civil. O objetivo principal desse encontro foi de avaliar, aprofundar a compreensão do itinerário pedagógico e planejar as ações de Educação do Campo Contextualizada, a partir da temática anual da Ficha Pedagógica, articulando ações com os sujeitos sociais / sociedade civil dos municípios.

Visita da OMICRON

10/09/2025

Confere aqui neste vídeo como foi a visita da Fundação Crossing Borders, ligado à OMICRON, da Austrália. Eles financiam diretamente o Projeto Baú de Leitura do MOC.

Educação Contextualizada em tempos de Pandemia

10/09/2025

Este é o primeiro vídeo da série de vídeo educativos do Projeto "Direitos em tempos de Covid-19: a voz das crianças e jovens". Tendo a temática da vez Educação contextualizada em tempos de pandemia, o vídeo apresenta o compilado de micro vídeos protagonizado pelas crianças do município de Riachão do Jacuípe. O projeto é desenvolvido em parceria do Movimento e Organização Comunitária (MOC) com a Embaixada da Suíça no Brasil e pretende trazer outras temáticas tendo sempre a participação e o protagonismo infanto-juvenil.

Desafios para a construção de um currículo contextualizado para os municípios

10/09/2025

Educação em emergência e resposta articulada

10/09/2025

Ciclos Formativos em Educação do Campo Contextualizada e Currículo

10/09/2025

Ciclos de Formação em Educação do Campo Contextualizada e Direitos da Criança e Adolescente

10/09/2025

Alimentação Saudável e Manifestações Culturais - Parte 01

10/09/2025

Educação contextualizada em tempos de pandemia: o MOC junto aos seus parceiros, em especial a Terre des Hommes Suisse e os municípios de Conceição do Coité e Riachão do Jacuípe vêm buscando se reinventar e manter os vínculos com as crianças e suas famílias nos municípios de atuação. Assim, ao longo da pandemia vêm desenvolvendo diversas ações na perspectiva da educação contextualizada, convivência com o semiárido, respeitando o distanciamento social, a situação de fechamento de escolas e contribuindo com sugestões de atividades e formações de educadores e educadoras na forma remota durante esse período. O vídeo acima é um compilado de experiências de mais uma atividade, essa voltada para alimentação saudável através dos produtos da agricultura familiar aproveitando as manifestações culturais juninas, adaptando-as para uma realidade de limitação para aglomerações, danças e todo o ajuntamento que as festas juninas sempre proporcionaram no ambiente escolar e nas comunidades rurais.

JORNADA PEDAGÓGICA 2021 - PECONTE - MOC

10/09/2025

JORNADA PEDAGÓGICA 2021 - AS PERSPECTIVAS, DESAFIOS, O DIREITO E O FAZER EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA Raizes se formam no campo. Educação Pública e do Campo é um direito nosso!! REALIZAÇÃO: MOC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Live - O direito à educação publica contextualizada para convivência com o Semiárido

10/09/2025

O direito à educação publica contextualizada para convivência com o Semiárido. Com Jerônimo Rodrigues - Secretário Estadual de Educação do estado da Bahia Vera Carneiro - Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC e Executiva da RESAB Participação especial mãe e estudantes da Educação Contextualizada.

XIII INTERCÂMBIO CULTURAL E TROCA DE SABERES COM AS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO

10/09/2025

INTERCÂMBIO// O PECONTE realizou o XIII INTERCÂMBIO CULTURAL E TROCA DE SABERES COM AS ESCOLAS DO CAMPO DO SEMIÁRIDO BAIANO, com a participação de crianças e adolescentes que desenvolvem os Projeto CAT e Baú de Leitura, ampliando aprendizagens e visão crítica de mundo.

Acervo MOC - Baú de Leitura - Incentivo à Leitura Prazerosa e dinâmica

10/09/2025

Baú de Leitura e suas transformações no Semiárido em 2005

Reportagem TV Subaé 20 Anos Baú de Leitura

10/09/2025

O MOC através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE), celebrou 20 anos do Projeto Baú de Leitura. Confere a reportagem feita pela TV Subaé.

Chamada 20 anos Baú de Leitura - MOC

10/09/2025

Construindo Saberes para Educação Contextualizada

10/09/2025

Neste material, damos continuidade aos diálogos sobre o Semiárido, Agroecologia, identidade, cultura e arte, agricultura familiar e práticas escolares contextualizadas. As temáticas foram selecionadas a partir das demandas de educadoras e educadores e estruturadas segundo a metodologia Conhecer, Analisar e Transformar a Educação do Campo (CAT). O CAT, desenvolvido há mais de duas décadas pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a UEFS, secretarias municipais e movimentos sociais, valoriza saberes e práticas educacionais alinhadas à realidade do campo e do Semiárido, ressignificando conhecimentos e promovendo a valorização da identidade, cultura e arte. Este caderno oferece apoio à formação continuada de educadoras e educadores, trazendo conteúdos que contribuem para a educação cidadã, o respeito às diferenças e a construção de uma vida cooperativa e saudável. Como complemento, disponibilizamos encartes com exercícios, jogos pedagógicos e atividades baseadas na metodologia de Educação Aberta, já aplicadas com sucesso em formações e momentos lúdicos com crianças e adolescentes.

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Projeto CAT: uma caminhada de 30 anos construindo a Educação do Campo no Semiárido baiano

10/09/2025

Há 30 anos iniciou-se uma grande caminhada na Edu cação do Campo. Um grupo de professores e professoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), junta mente com outros tantos agentes transformadores do Movimento de Organização Comunitária (MOC), reuniram-se para pensar uma forma de educação contextualizada, fundamentada no princípio freiriano da ação-reflexão-ação, que envolvesse as populações do campo da região do Semi árido baiano, de forma que as pessoas adquirissem consciência crítica das dores e das delícias de pertencerem a seus lugares e quisessem melhorá-los. Assim, em 1994, o grupo dá início ao Projeto CAT, hoje instituído como Programa de Extensão Universitária CAT: Conhecer, Analisar e Transformar a Realidade do Campo para o Desenvolvimento Sustentável, locado na Pró-Reitoria de Extensão da UEFS, em convênio com o MOC e com as prefeituras dos diversos municípios parceiros. O CAT tem como principal objetivo promover a formação de professo res(as), gestores(as), coordenadores(as), conselheiros(as) e organizações da sociedade civil, na perspectiva de construção de políticas de Educação do Campo voltadas para o Semiárido. Aliado ao trabalho do CAT está o Projeto Baú de Leitura, cuja inovadora proposta de qualidade é desenvolver ações de incentivo a uma leitura fluente, prazerosa, crítica e participativa que seja instrumento de envolvimento e desenvolvimento das pessoas e da comunidade e também resulte no processo de produção textual de estudantes, através da literatura contextualizada, que promove, após a leitura, criação e recriação de histórias, contos, poemas, poesias, peças de teatro, cordel, desenhos e pinturas.

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