Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia

PAPAA
Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia

O objetivo do PAPAA é contribuir para que famílias e comunidades da área de atuação do MOC fortalecem a segurança alimentar e diversificam sua produção, através da incidência política e da implementação de processos e práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido em parceria com as organizações da sociedade civil.

A atuação do programa acontece nas seguintes áreas estratégicas:





  • Construção de cisternas de placas para o consumo humano com a capacidade de armazenar 16 mil litros de água.




  • Construção de cisternas nas Escolas do Campo, para acesso à água de qualidade.




  • Disseminação da cultura do estoque para convivência com o Semiárido (água, alimento, bancos de sementes comunitários, dentre outros) numa perspectiva agroecológica.




  • Fortalecimento dos Fundos Rotativos Solidários – FRS (infraestrutura, animal, sementes crioulas) possibilitando maior diversificação e continuidade das espécies animal e vegetal.




  • Assessoria técnica e extensão rural com base nos princípios da agroecologia, da economia solidária e da convivência com o Semiárido para as famílias e empreendimentos.




  • Intercâmbios de experiências que oportunizam aos agricultores/as familiares, empreendimentos econômicos solidários e redes, a conhecerem e trocarem conhecimentos com vistas a produção de novos conhecimentos e a apropriação de metodologias e técnicas agroecológicas.