Feira das Mulheres movimenta comércio de Feira de Santana

10/12/2008

No período de 11 a 13 de dezembro acontece no Estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana a 4º Feira das Mulheres Produtoras, promovida pela Rede de Produtoras da Bahia (RPB) e pelo Centro São João de Deus.

A Feira das Mulheres Produtoras teve início em maio de 2007 e desde então tem conseguido garantir espaço no comércio de Feira de Santana, oportunizando às mulheres produtoras rurais comercializarem artesanatos e produtos da culinária regional.

Este ano, a 4º Feira das Mulheres Produtoras traz como novidade o curso em técnicas de fuxico, que segundo Patrícia Nascimento, coordenadora da RPB, será oferecido às integrantes da Rede e também para o público em geral. “A troca de saberes será realizada como oportunidade de trocar experiências entre as integrantes da Rede. O curso será ministrado pelos grupos Mulheres de Fibra e Tecer Arte que são dos municípios de Santa Luz e Feira de Santana respectivamente”, explica Patrícia. O curso acontece no dia 11 de dezembro no período da tarde.

Reafirmando parcerias – Para a vice-presidente do Centro São João de Deus, Maria Dalva de Oliveira Carneiro, a Feira das Mulheres Produtoras vai muito além da comercialização. “A Feira é mais um espaço para consolidar a parceria existente entre o MOC e a Rede de Produtoras, que juntos têm discutido o papel da mulher, seus direitos, a busca por autonomia”, ressalta Maria Dalva.

Esta é a primeira vez que o Centro São João de Deus participa do evento como realizador, devido ao apoio obtido através de um projeto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No total, 10 mulheres estarão representando os grupos de produção do município de Ichú, trazendo artesanato de licuri, ariri e sisal, sabonetes e sem esquecer das guloseimas fabricadas a partir da mandioca.

Sobre as expectativas, Maria Dalva afirma que as mulheres de Ichú estão ansiosas, pois é uma nova porta que se abre na vida das produtoras. “As mulheres estão tendo a oportunidade de se relacionarem com outras mulheres, de mostrarem sua produção e buscar o crescimento para sua família e para a comunidade”, conta a vice-presidente.

Seminário de avaliação - Integrando a programação da 4º Feira das Mulheres Produtoras, no dia 12 de dezembro, na sede do MOC localizada na Avenida Senhor dos Passos, acontece o seminário de avaliação do projeto Mãos que Trabalham – Transformando a vida das mulheres dos territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão.

Desde o ano de 2006 o projeto é desenvolvido pelo MOC com patrocínio da Petrobras em 10 municípios, beneficiando 300 mulheres que estão organizadas em 25 grupos de produção. Foi através do Mãos que Trabalham que a RPB se fortaleceu e conseguiu assessorar os grupos de produção no acesso à mercado.

O seminário tem como objetivo identificar os resultados alcançados, bem como os desafios que ainda estão presentes na realidade das mulheres participantes e construir de forma conjunta estratégias de superação para 2009. O evento é voltado para as jovens monitoras, articuladoras municipais, equipe técnica do projeto, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e Rede de Produtoras da Bahia.

“O seminário busca identificar os resultados que conseguimos alcançar com o apoio do Projeto Mãos que Trabalham no último ano, bem como os desafios que ainda estão presentes na realidade das mulheres participantes. E, diante desse primeiro momento da avaliação, coletivamente, vamos construir estratégias para a superação, tendo em vista o fortalecimento e sustentabilidade dos grupos de produção, das jovens lideranças femininas, da Rede de Produtoras da Bahia e do MMTR”, disse Lourena Cruz, técnica do MOC e que acompanha as ações do projeto.


DOWNLOAD DO ANEXO