Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC avalia ações dos projetos relacionadas à Educação do Campo em 2016

09/12/2016
Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC avalia ações dos projetos relacionadas à Educação do Campo em 2016

O MOC através do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) realiza nestes 08 e 09 de dezembro, na Pousada Central, em Feira de Santana, o "IV Encontro com Coordenações Pedagógicas Municipais da Educação do Campo". 

Com seminários e oficinas, o encontro visa avaliar as ações da Educação do Campo realizadas em 2016 através de Projetos desenvolvidos pelo MOC, dentre eles o Projeto CAT/Baú de Leitura com destaque para as dificuldades do trabalho com a Ficha Pedagógica e com o Baú, seus desafios e resultados. O encontro busca também planejar ações articuladas de Educação do Campo já para o início de 2017.

"O CAT em Monte Santo teve uma repercussão muito grande agora nesta gestão, estamos terminando um ciclo e essa integração que a gente conseguiu fazer com o CAT e o PNAE no município fortaleceu bastante as ações no local. Fomos parceiros durante esses quatro anos com muita construção e essa avaliação final é muito importante onde cada um coloca suas opiniões, expõe seus relatos, sendo muito proveitoso mesmo. Coloquei até como sugestão para o novo gestor a continuidade e ampliação do projeto com os mesmos parceiros e equipe", declara Ricardo Pinheiro da Silva, Secretário de Educação do município baiano de Monte Santo.

Segundo Djane Araújo, coordenadora do Projeto CAT no município de Nova Fátima este momento de avaliação tem sido importante para os municípios."Aqui estamos envolvendo nosso processo de educação contextualizada em cada município e fazendo esta troca de experiência do que foi vivido durante o ano. Estamos aproveitando e passando informações ao máximo, lembrando que foi um ano difícil, um ano de eleições e muitos municípios não vão permanecer com seus coordenadores, mas todos esses com suas responsabilidades de estar aqui prestando seu papel enquanto educador e isto está sendo maravilhoso", ressalta.

O lançamento dos livros "Sementes do Semiárido" (UFCG) e "Que Negro é Este" aconteceu na noite cultural no primeiro dia do evento. Nesta sexta (09) houve o ato de entrega de doação para a Campanha João de Barro feita pela coordenação do Projeto CAT em Nova Fátima.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC