Jovens multiplicadores participam de oficina de comunicação

07/06/2017
Jovens multiplicadores participam de oficina de comunicação

#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto

Cerca de 21 jovens multiplicadores do projeto de vínculos do Movimento de Organização Comunitária – MOC, participaram da oficina de Comunicação Comunitária, Mobilização Social e Incidência Política no dia de hoje, 07 de junho, no auditório do SINTRAF no município de Conceição do Coité.

O jovens são de comunidades rurais dos municípios de Riachão do Jacuípe, Ichu, Retirolândia, Santaluz, Serrinha, Nova Fátima e Conceição do Coité vieram acompanhados por adolescentes e representantes das comunidades onde atuam com o projetos apoiados pela ACTIONAID e KnH.

Para entender o tema da oficina a facilitadora e técnica do Programa de Comunicação do MOC, Kívia Carneiro, iniciou a atividade falando da comunicação como um direito constitucional. Falou das diversas maneiras de criar e fazer a comunicação comunitária e participativa tendo em vista a mobilização social das pessoas.

Sendo a comunidade o foco das ações, os jovens conheceram algumas peças de produção radiofônica para servir de base nas produções durante a oficina.

O grupo assistiu vídeos lincados com o tema, como trechos do filme brasileiro, Uma Onda no Ar, dirigido por Helvécio Ratton. O drama conta a história da formação da Rádio Favela, uma emissora comunitária que passou 20 anos para conseguir a outorga. E um curta, Levante sua Voz - a verdadeira história da mídia brasileira, produzido pelo Intervozes que destaca a influência da comunicação na vida das pessoas.

Como metodologia os participantes puderam criar peças de comunicação com o propósito de mobilizar a comunicação comunitária e participativa na comunidade. Divididos em subgrupos alguns pensaram em boletins informativos e outros desenvolveram spots para rádio poste.

A oficina está atrelada à Caravana MOC 50 Anos e tem prosseguimento no dia 08 com mais atividades para os jovens.

Por:
Kívia Carneiro
Programa de Comunicação do MOC