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MOC compartilha duas de suas experiências em Juazeiro em evento sobre Semiárido e Educação
13/06/2017
#2017MOC50Anos
#PorUmSertaoJusto
O encontro “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas” teve início nesta segunda-feira (12) e segue até hoje (13), no auditório da Univasf, em Juazeiro, com o objetivo de debater Educação e Semiárido. O evento é realizado pela a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) através da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Universidades e entidades do terceiro setor ligadas à temática.
O encontro visa criar uma política pública para repensar a educação no seu sentido mais amplo, nos diferentes contextos do Semiárido brasileiro. Durante os dois dias do evento, são apresentadas experiências educacionais que obtiveram êxito e que serão referências para a base da proposta apresentada ao Ministério de Educação e Cultura (MEC).
O MOC compartilha duas de suas experiências exitosas: uma delas sobre a produção de materiais didáticos contextualizados para escolas do Semiárido que será abordada por Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC (Peconte), e a outra sobre a formação continuada de professores/as do Projeto CAT/Baú de Leitura, desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), apresentada pela Secretária de Educação de Conceição do Coité, Perpetua Maria Boaventura Sampaio.
Segundo Vera Carneiro, o encontro busca articular ações de organizações da sociedade civil e poder público para construir e fortalecer propostas de políticas públicas e destaca cinco eixos que estão em debate: "Tecnologias sociais apropriadas ao Semiárido; Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido e ensino; Educação Contextualizada como política pública; Formação de Professores em Educação Contextualizada, que foi apresentada a experiência CAT/Baú de Leitura desenvolvida no município de Conceição do Coité e o eixo 5, Materiais Didáticos e Paradidáticos em Educação Contextualizada que o MOC apresentou sua experiência de produção", declara Vera que complementa; "O Encontro além de proporcionar uma riqueza de troca de experiências, pode avançar na luta por uma educação contextualizada de qualidade no Semiárido brasileiro".
O encerramento do encontro que conta com nove estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais - prevê a formulação de um Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro, documento que reunirá proposições de políticas públicas e deve ser entregue ao Ministério da Educação.
#PorUmSertaoJusto
O encontro “Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas” teve início nesta segunda-feira (12) e segue até hoje (13), no auditório da Univasf, em Juazeiro, com o objetivo de debater Educação e Semiárido. O evento é realizado pela a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) através da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), Universidades e entidades do terceiro setor ligadas à temática.
O encontro visa criar uma política pública para repensar a educação no seu sentido mais amplo, nos diferentes contextos do Semiárido brasileiro. Durante os dois dias do evento, são apresentadas experiências educacionais que obtiveram êxito e que serão referências para a base da proposta apresentada ao Ministério de Educação e Cultura (MEC).
O MOC compartilha duas de suas experiências exitosas: uma delas sobre a produção de materiais didáticos contextualizados para escolas do Semiárido que será abordada por Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC (Peconte), e a outra sobre a formação continuada de professores/as do Projeto CAT/Baú de Leitura, desenvolvido pelo MOC em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), apresentada pela Secretária de Educação de Conceição do Coité, Perpetua Maria Boaventura Sampaio.
Segundo Vera Carneiro, o encontro busca articular ações de organizações da sociedade civil e poder público para construir e fortalecer propostas de políticas públicas e destaca cinco eixos que estão em debate: "Tecnologias sociais apropriadas ao Semiárido; Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido e ensino; Educação Contextualizada como política pública; Formação de Professores em Educação Contextualizada, que foi apresentada a experiência CAT/Baú de Leitura desenvolvida no município de Conceição do Coité e o eixo 5, Materiais Didáticos e Paradidáticos em Educação Contextualizada que o MOC apresentou sua experiência de produção", declara Vera que complementa; "O Encontro além de proporcionar uma riqueza de troca de experiências, pode avançar na luta por uma educação contextualizada de qualidade no Semiárido brasileiro".
O encerramento do encontro que conta com nove estados - Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piaui, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais - prevê a formulação de um Programa de Ações para Educação no Semiárido Brasileiro, documento que reunirá proposições de políticas públicas e deve ser entregue ao Ministério da Educação.