“Bocapiu Musical” é entregue às comunidades de Rose e Miranda

10/07/2017
“Bocapiu Musical” é entregue às comunidades de Rose e Miranda

#2017MOC50anos
#PorUmSertaoJusto

Alunos e alunas da Escola 10 de Julho, da comunidade de Rose localizada no município de Santaluz, receberam nesta segunda-feira (10), um “Bocapiu Musical” doado pelo projeto “Cirandando pelos Direitos”, desenvolvido pelo MOC com apoio da Kinder Not Hilfe – (KNH). Participaram da entrega dos instrumentos musicais que projetarão aulas com atividades lúdicas, a técnica do MOC Cleonice Oliveira, a jovem multiplicadora de vínculos Lucivagna, a professora Solange e mães.

Os instrumentos já servirão para a escola comemorar os 28 anos de ocupação do assentamento de Rose, comunidade do semiárido baiano, distante 06 km da sede, que acontece neste 10 de julho. Rose é uma terra de assentados, terra de “griôs” (palavra de origem africana) que preservam a história e memória oral dos seus povos, responsáveis pela perpetuação das fábulas e estórias, e pelo resgate da história do povoado passando o conhecimento para os mais novos na tentativa de manter viva a tradição. A comunidade também consegue manter viva a cultura do local com o grupo Rosas Vivas, que mantem ativo o samba e cantigas de roda.

A técnica do MOC Cleonice Oliveira também entregou outro "Bocapiu Musical" na comunidade de Miranda, ainda em Santaluz, na sede da Associação Comunitária local, com a presença de crianças e adolescentes que integram o projeto "Cirandando pelos Direitos", da jovem multiplicadora de vínculos Juliana, da professora Rosa e de dois monitores do Programa Mais Educação. Um cordel foi a maneira encontrada pelas crianças para agradecer pelos instrumentos.

Recentemente as jovens multiplicadoras que atuam no projeto e técnicas do MOC participaram da oficina de "sons mágicos", que faz parte do processo de formação continuada desse público dos projetos do MOC que atuam com defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A oficina foi facilitada pelo professor de música Sandro Silva, que desenvolve aulas de música com contação de histórias, confecção de instrumentos musicais apropriados para determinadas faixas etárias, criação de espetáculos, consultoria pedagógica e projetos de educação musical.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC