A Feira da Agricultura Familiar do município de Riachão do Jacuípe está cada vez mais consolidada

22/07/2017
A Feira da Agricultura Familiar do município de Riachão do Jacuípe está cada vez mais consolidada

No Território do Sisal e Bacia do Jacuípe, semiárido baiano, as Feiras já estão consolidadas em alguns municípios através da articulação de agricultores e agricultoras que promovem a autonomia e o desenvolvimento sustentável para o semiárido através de projetos de ATER desenvolvidos pelo MOC com apoio de parceiros.

"A Feira Agroecológica de Riachão do Jacuípe está cada vez mais consolidada. Mesmo com a estiagem as famílias estão produzindo vários produtos", ressalta Ivamberg Carneiro, técnico do Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia (PAPAA), do MOC, orgulhoso pelo importante espaço para o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária, no município.

O fortalecimento da Agricultura Familiar é um dos principais objetivos de projetos que dão visibilidade ao semiárido e fazem com que os/as agricultores/as planejem e façam funcionar suas propriedades, melhorem o desenvolvimento sustentável além de assegurar uma alimentação saudável, os meios de comercialização e gestão dos recursos naturais. Muitos desses projetos são desenvolvidos pelo MOC com apoio de parceiros.

A coordenadora geral do MOC, Célia Firmo, destaca algumas parcerias. "Importante a parceria entre o MOC e a Coopeser, com a presença de famílias atendidas pelo Projeto de ATER desenvolvido pelo MOC/SDR/BAHIATER e que também foram beneficiadas por tecnologias de captação de água para produção através do MOC e da ASA [Articulação Semiárido Brasileiro]", enfatiza. Célia também ressalta as famílias atendidas com a tecnologia social PAIS, pela Coopeser com apoio da Fundação Banco do Brasil.

Por:
Maria José Esteves
Programa de Comunicação do MOC