Ato em defesa da Convivência com o Semiárido conta com a participação de Lula em Feira

19/08/2017
Ato em defesa da Convivência com o Semiárido conta com a participação de Lula em Feira

Caravanas de vários lugares da Bahia participaram neste 19 de agosto, na Estação da Música, em Feira de Santana, de um ato em defesa das políticas públicas da agricultura familiar e de Convivência com o Semiárido, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas.

Com a participação do Movimento de Organização Comunitária (MOC), de centrais sindicais, movimentos populares e sociais, atual e ex governador da Bahia, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e do convidado de honra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento visou reivindicar a reconstrução e retomada, de forma consistente, das políticas públicas que apoiem a convivência com o semiárido e melhore a vida das populações que vivem no campo.

Saudado como eterno presidente e por inúmeras vezes interrompido pelas vozes que em coro cantavam "Lula guerreiro do povo brasileiro", o ex presidente foi presenteado das mais diversas formas pelos agricultores/as, recebeu propostas, homenagens, inclusive uma placa pela sua luta em prol da Agricultura Familiar, entregue pela coordenadora geral do MOC, Célia Firmo e pelo presidente da FETRAF BA, Rosival Leite, ali representantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF) que junto a 
Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Bahia) promoveu o Ato. 

Sempre exaltando a luta dos agricultores e agricultoras familiares Lula defendeu e citou as políticas executadas pelos governos petistas em defesa do Semiárido, que resultaram em um sistema possível de convivência com a seca nordestina e impulsionaram a agricultura familiar na região. Das mãos de Naidison Quintela Baptista, coordenador da ASA Nacional, Lula recebeu proposta de Política de Convivência com o Semiárido.

"Esse país já provou que através da agricultura familiar a gente pode alimentar milhões de brasileiros. Mas o que nós fizemos não foi tudo, foi apenas o começo", disse Lula. Citou como exemplo a implantação de 1,4 milhão de cisternas construídas pelo Brasil durante os governos Lula e Dilma. "Eu sempre falei que a seca no Nordeste era um fenômeno da natureza, já a miséria e a morte por causa da seca era fruto da irresponsabilidade de quem governava esse pais", afirmou.

"Hoje pudemos realizar nosso Ato em Defesa das Políticas Públicas da Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido, quando mais uma vez a união dos Povos do Campo mostrou o quanto a Agricultura Familiar Baiana é diversa, o quanto é forte e resiliente e assim, com 8 mil agricultores e agricultoras, comemoramos nossas conquistas, refletimos nossa realidade e projetamos nossos desejos para futuro. Fechar essa caravana com a presença de Lula, ele que criou a Lei, reconhece a Agricultura Familiar, ele que reconheceu a água como direito humano, ele que investiu para portas das universidades, para a juventude do campo. Foi simbólico, foi marcante e renovou a esperança e a fé por dias melhores para os Povos do Campo", declara Clélia Firmo.

Feira de Santana é uma das cidades visitadas por Lula que deu início a sua caravana “Lula pelo Brasil” pelos nove estados do Nordeste, no último dia 17 de agosto. Foi nesta região do país que o ex-presidente conseguiu implementar no Brasil boa parte dos projetos de transformação social. Em Feira, segundo os organizadores, o Ato contou com a participação de aproximadamente 8 mil pessoas que protestaram contra a destruição dos avanços das políticas públicas pelo atual governo federal.

Por:
Texto: Maria José Esteves
Foto:   Kivia Carneiro
Programa de Comunicação do MOC