MOC realiza oficina com Detentores de Direitos e Obrigações do Sistema de Garantias de Direitos em Santaluz

19/09/2017
MOC realiza oficina com Detentores de Direitos e Obrigações do Sistema de Garantias de Direitos em Santaluz

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

O Movimento de Organização Comunitária – MOC, por meio do projeto Esportes Cooperativos: Inclusão Social, Construção de Saberes e Cidadania no Semiárido, em parceria com a UNESCO - Criança Esperança, realiza neste 19 de setembro, uma oficina com Detentores de Direitos e Obrigações do Sistema de Garantias de Direitos, sobre a importâ
ncia da Educação Contextualizada e dos Esportes Cooperativos na Formação de Crianças e Adolescentes.

A oficina esta sendo facilitada por Vera Carneiro (Coordenadora do Programa de Educação do Campo Contextualizada do MOC) e Daiane Santos (Psicóloga e Orientadora Educacional do MOC). Contando com a participação de conselheiros/as de direitos, educadores/as, sociedade civil, orientadoras sociais dos centros de convivências, jovens multiplicadores/as e outros.

Segundo Vera Carneiro é importante que os municípios discutam como estão hoje os direitos de crianças e adolescentes, principalmente na zona rural. Direitos à educação contextualizada e de qualidade, à saúde, ao lazer, ao esporte e assistência social. “Neste momento que o país enfrenta uma conjuntura insegura e ameaçadora de direitos humanos, torna-se fundamental para o MOC articular e fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes”, relatou Vera.

Esse Sistema de Garantias de Direitos busca construir uma rede de proteção para que os direitos de crianças e adolescentes não sejam violados. Neste sentido, o objetivo dessa oficina é fazer uma avaliação como anda essa rede, esse sistema e como podem ser melhorado. Além de traçar linhas para os municípios construírem o seu Plano Decenal, plano que garante durante dez anos os direitos de crianças e adolescentes.


Por Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC