Realizada em Serra Preta a Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar (GRHE)

19/09/2017
Realizada em Serra Preta a Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar (GRHE)

#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto

O Movimento de Organização Comunitária - MOC, em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro - ASA e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA realizou no município de Serra Preta, entre os dias 18 e 19 de setembro, mais uma Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos Escolar (GRHE). A atividade foi facilitada pelos técnico/a do MOC Ana Paula Duarte e Gildo Carvalho.

O objetivo principal dessa capacitação é o envolvimento dos servidores municipais da educação, como: porteiros, vigias, agentes de saúde, sociedade civil e as merendeiras da Rede Municipal de Educação, para conscientização quanto à adequada utilização da cisterna e a exploração dos benefícios dela decorrente.

Segundo Ana Paula essa atividade, debate temáticas como o papel da cisterna enquanto instrumento pedagógico, a interação com o conteúdo escolar e as questões culturais e ambientais, a importância da qualidade da água, garantia da segurança alimentar e nutricional, além da percepção da cisterna como um instrumento de convivência com o Semiárido.

“O público que participa, garante que o processo de antes, durante e depois da implantação das cisternas seja abraçado pela comunidade escolar, adotando os cuidados necessários com a água e os alimentos do consumo escolar, sejam aprofundados. As merendeiras, porteiros e outros, fazem parte do cotidiano escolar e são sujeitos importantes nesse processo de sensibilização para o direito à água e educação contextualizada”, destaca Ana Paula.


Por Robervânia Cunha e Alan Suzarte
Programa de Comunicação do MOC