Comunidades se alegram com a conquista das Cisternas nas Escolas

22/09/2017
Comunidades se alegram com a conquista das Cisternas nas Escolas


#2017MOC50Anos
#PorumSertaoJusto


A alegria é transbordada nas expressões de alunos/as, educadores/as e funcionários/as das escolas, que conquistaram, nesse 21 de Setembro, de forma concreta, mais uma ação que melhora a qualidade de vida das famílias nas comunidades rurais, a chegada das cisternas na escolas. Construídas em conjunto e parceria com cada um/uma que faz o processo educacional acontecer, fortalecendo e acalentando os anseios locais.

Foi realizada a entrega oficial das cisternas nas escolas de: Izidio Ferreira, comunidade Ipoeira; Senhora Santana, comunidade de Jurema; Tomé de Sousa, comunidade do Setor; João Pimentel, comunidade do Mirante; Sete de Setembro, comunidade de Malhada Grande, ambas localizadas no município de Teofilândia. Como também nas escolas: Antônio Ferreira, comunidade da Lagoa dos Umbus; Daniel Galdino, comunidade Alto Alegre e José Pedro Mota, comunidade de Lagoa da Cruz, no município de Barrocas.

Segundo o técnico
do Programa de Água, Produção de Alimento e Agroecologia (PAPAA) do MOC, Jutaí dos Santos esse momento é muito importante, pois contempla todas as demais etapas realizadas, que mesmo diante das dificuldades encontradas, como escolas que correram risco de serem nucleadas, está sendo concretizado com êxito, vindo a fortalecer e garantir o funcionamento dessas escolas, através do termo que cada município firmou em mantê-las funcionando.

O técnico ainda destaca como é essencial ter água de qualidade nas escolas, pois também garante a segurança alimentar e nutricional, tendo água para beber, cozinhar e fazer a higiene, além de ação como horta nas escolas. Assim, o ambiente escolar torna um espaço mais digno de crianças e adolescentes buscarem a formação de seus conhecimentos e aprendizados, na construção de sujeitos protagonista de suas histórias.

“Muito importante, pois escolas que não tinham reservatório, agora estar acessando água e água de qualidade. E além das cisternas, vem todo um processo de formações e oficinas de Educação Contextualizada. Isso é muito enriquecedor para a escola e os formandos que participam dessas formações, como merendeiras, porteiros e educadores em geral. Isso só vem fortalecer a escola, a comunidade e o Semiárido. Tenho certeza que estamos contribuindo muito para um Seminário melhor e mais justo”, enfatiza Jutaí.

O Projeto Cisternas nas Escolas vem sendo executado desde Junho de 2017,
nos municípios de: Barrocas, Santa Bárbara Teofilândia, Serra Preta e Pé de Serra, com um total de 45 cisternas para serem implementada nas comunidades, pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC, em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro - ASA e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA, envolvendo mobilização, oficinas de Educação Contextualizada, os Gerenciamento de Recurso Hídrico Escolar - GRHE e formações com os envolvidos na gestão e funcionamento escolar e educacional. 




Por: Robervânia Cunha
Programa de Comunicação do MOC