II Módulo de oficina sobre Educação do Campo Contextualizada aconteceu em Pé de Serra

10/10/2017
II Módulo de oficina sobre Educação do Campo Contextualizada aconteceu em Pé de Serra

#2017MOC50Anos
#PorumSertãoJusto

Nos dias 09 e 10 de outubro, mais uma etapa de oficina sobre Educação do Campo Contextualizada foi realizada com êxito, concluindo assim o II Módulo do Projeto Cisternas nas Escolas, no município de Pé de Serra, que contemplou também o município de Serra Preta nessa atividade formativa, contando com a participação de professores e professoras das escolas do c
ampo onde serão construídas as cisternas.

O encontro trouxe o aprofundamento do debate sobre gênero, raça e etnia a partir da educação não sexista e não discriminatória, sendo facilitada pela técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) do Movimento de Organização Comunitária - MOC Ana Paula Duarte.

Na oportunidade a didática da Educação Aberta também foi temática discutida, na qual o MOC vem trabalhando, partindo da troca de experiência do intercâmbio em parceria com Instituto de Cooperacao em Educação - ICEP. Essa didática foi criada por Verena Chavanne e desenvolvida na Guatemala e Nicarágua, trazida para o Brasil através de uma formação da Christine Anglertein com a equipe MOC .

Os professores/as ainda confeccionaram alguns materiais didáticos para serem levados para seus alunos, assim como receberam do projeto Cisternas nas Escolas outros materiais para reforçar o processo de educar dentro dessa Educação Contextualizada e Educação Aberta.

Segundo Ana Paulo esse é um momento importante de compartilhar saberes e somar aprendizados para que de fato as transformações no mundo da Educação aconteçam. "Me permito existir no mundo e problematizá-lo, junto com tanta gente incrível! Me permito lutar pelas coisas que acredito", expressou Ana.



Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC - PCOM