Mais uma formação de Educação do Campo Contextualizada aconteceu em Santa Bárbara

28/10/2017
Mais uma formação de Educação do Campo Contextualizada aconteceu em Santa Bárbara

#MOC_PorumSertãoJusto


A Educação do Campo Contextualizada vem transformando vidas no Semiárido, o projeto Cisternas nas Escolas contribuí com esse processo, pois leva mais uma garantia que as escolas da zona rural permaneceram ativadas, dessa forma o Movimento de Organização Comunitária - MOC, em parceria com Articulação Semiárido Brasileiro - ASA e com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA está executado esse projeto desde de junho do ano corrente.

O projeto vai além da construção das cisternas, trabalha com mobilização, oficinas de Educação Contextualizada, de Gerenciamento de Recurso Hídrico Escolar - GRHE e formações com os envolvidos na gestão e no funcionamento escolar e educacional, que discutem, refletem e somam conhecimentos que melhoram a qualidade dessa Educação diferenciada, discorrendo sobre temáticas como: direito à água, Educação Contextualizada, relações sociais de gênero, raça e etnia, bem como debates sobre a Escola sem Partido, além de preparar matérias lúdicos por meio da Ficha Pedagógica para levar aos alunos.

Dessa forma, aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro mais uma formação do projeto, o III Módulo de Educação Contextualizada, completando o ciclo de formações e encerrando as atividades do projeto, no município de Santa Bárbara. Onde também está sendo entregue as cisternas das escolas do campo.

Para Ana Paula Duarte técnica do Programa de Educação do Campo Contextualizada (PECONTE) do MOC, que facilitou a oficina, essas formações segue uma mesma linha em cada município, porém tem um caráter diferenciado no fazer e acontecer, pois são identificados e levados para esses momentos características das vivências e conhecimentos de cada escola e assim compartilhados.

Ana relatou ainda que nessa oficina foi realizado um/a amigo/a secreto da agricultura familiar, com trocas de produtos que cada comunidade produz. A diretora Bárbara Cerqueira da Escola Municipal José Alvino Pereira agradeceu e parabenizou a formação. "Ana Paula você deu um show na formação... nos encheu de belíssimos conhecimentos, bastantes significativas", expressou a Diretora.




Programa de Comunicação do MOC