Publicações
- Inicial
- Publicações
- Geral
Agricultores/as de Riachão do Jacuípe avaliam o trabalho e o desenvolvimento de ATER em suas propriedades
29/11/2017
#MOC_PorumSertaoJusto
No dia 28 de novembro, de forma muito produtiva, realizou-se no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no município de Riachão do Jacuípe, uma reunião com parceiros e agricultores/as familiares atendidos pelo projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, que está sendo executado pela parceira entre o Movimento de Organização Comunitária – MOC e a Secretaria de Desenvolvimento Rural- RDS/BAHIATER.
O objetivo desse encontro foi apresentar os resultados dos trabalhos de ATER e reafirmar as parcerias locais, assim como avaliar o caminho percorrido até aqui, contando com a mediação de Mateus Jonnei (Coordenador do ATER) que mostrou alguns pontos e avanços por meio de fotos e explicações, juntamente com as técnicas Tailana Matos, Sidineia Queiroz e o técnico José Renilton, ambos integrantes do Programa Água, Produção de Alimentos e Agroecologia – PAPAA do MOC, que relataram o que já foi alcançado de progressos nas propriedades assistidas pelo ATER. Estiveram presentes também Juarez Oliveira (SETAF), João Batista (Presidente do Sindicato) e representantes de associações das comunidades onde se trabalha com o ATER.
Segundo Tailana foi um dia muito rico de conversa e troca de conhecimentos, no qual os agricultores/as puderam esclarecer suas dúvidas e compartilharem suas experiências e vivências, destacando suas transformações e também seus anseios sobre a continuação desse processo de Assistência. “Alguns falaram que estavam desanimados em relação à produção, outros tinham vontade produzir e desenvolver suas propriedades, mas não sabia por onde começar, pois antes não tinham incentivos e orientação. E depois da Assistência Técnica eles tiveram um norteio de como e por onde começar e tão desenvolvendo suas propriedades”, ressaltou a técnica.
Outro assunto discutido, que os/as agricultores/as como o senhor Daro Sena levou para a reunião foi em relação à insegurança os agricultores/as sobre a atual conjuntura que vem roubando direitos conquistados com muita luta, deixando o contexto de Assistência, tão importante para o desenvolvimento das produções da agricultura familiar, ameaçado.
Por: Robervania Cunha
Programa de Comunicação do MOC