Conferência Estadual de Educação mobiliza todos os municípios baianos

27/11/2009

De 25 a 28 de novembro acontece na Escola Parque em Salvador a Conferência Estadual de Educação. Uma iniciativa do Governo da Bahia em parceria com 45 organizações de movimentos sociais, universidades e escolas, o evento vai debater a construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação, com o objetivo de consolidar a educação básica, educação profissional e educação superior, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.


Essa é a conferência com maior participação social do Estado, que mobiliza todos pela escola e conta com 1.500 delegados, além de 300 observadores dos 417 municípios. É um espaço democrático para que a sociedade expresse e construa coletivamente seus propósitos para a educação e serão debatidos, desde o papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade até as questões de democratização do acesso, diretrizes curriculares, valorização dos profissionais, financiamento e controle social.


O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participa através da eleição de duas delegadas, representantes do Programa de Educação do Campo. Vera Carneiro e Michelle Rios, técnicas da entidade que irão contribuir com as suas experiências e conhecimentos nas discussões dos fóruns e gts de educação do encontro.


Para Vera Carneiro, o espaço da conferência está conseguindo contemplar todos os segmentos da educação no estado da Bahia. É um momento de grande participação e uma oportunidade para reforçar as propostas de educação do campo e construir encaminhamentos para a Conferência Nacional. “As discussões geram em torno de maiores investimentos para as escolas do campo, melhor estruturação física e o destaque para capacitação e formação continuada de professores.”, afirma.


A construção de políticas públicas e de um Sistema articulado de Educação de forma participativa é uma conquista, que vem sendo alcançada aos poucos no Brasil. A educação está ganhando espaço no governo e na sociedade e eventos de discussão e debate,como a Conferência, ajudam a melhorar a educação pública, e dimunir com muitas fronteiras sociais.


Durante o evento, serão eleitos novos delegados, para representarem  o estado na Conferência Nacional de Educação que será realizada de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília.


DOWNLOAD DO ANEXO