MOC faz avaliação das ações de educação do campo

11/12/2009

O Programa de Educação do Movimento de Organização Comunitária (MOC) realiza nos dias 09 a 11 de dezembro na Pousada Central em Feira de Santana o Encontro de Avaliação Anual das Ações de Educação do Campo.

O evento vai reunir secretários de educação, educadores e gestores escolares dos municípios onde a instituição atua, para debater e identificar os avanços e os impactos nas atividades de educação do campo ao longo do ano de 2009 e traçar metas a serem trabalhadas e alcançadas pela entidade no ano de 2010.

Educação do Campo- A educação do campo se realiza no conjunto dos movimentos sociais, das lutas e organizações do povo do campo. Se constitui numa ação emancipatória, que incentiva os sujeitos do campo a pensar e agir por si próprios, assumindo sua condição de indivíduos da aprendizagem, do trabalho e da cultura. O MOC é referência neste contexto, através das ações dos Projetos CAT e Baú de Leitura.

Uma prova da importância das ações de educação do campo, no desenvolvimento de alunos e das comunidades rurais, é a respeito das propostas que foram aprovadas durante a Conferência Estadual de Educação que aconteceu de 15 a 18 de novembro na Escola Parque em Salvador. Participaram desta conferência representantes de diversas organizações sociais do estado e todas as propostas de educação do campo  sugeridas foram aprovadas.
 
Referentes ao financiamento diferenciado e melhorias da infraestrutura das escolas, salários e currículo escolar de ensino superior no e do campo e melhorias da qualidade, qualificação continuada de educandos e educadores.

Outra vitória importante consquistada, foi a respeito da quantidade de delegados baianos eleitos  para participar da Conferência Nacional, que acontecerá em abril de 2010. Um número expressivo de delegados eleitos em todos os seguimentos: professores da educação básica, ensino superior, secretários, e representantes de movimentos sociais.

 

 

 

 

 


DOWNLOAD DO ANEXO