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MOC realizou I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do Campo Contextualizada
29/03/2019
“Planejar é decidir de
antemão, qual é e como será sua vitória”, Rhandy di Stefano. Dessa forma, que o
Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Universidade Estadual
de Feira de Santana (UEFS), Secretarias municipais de Educação, Movimentos
socais e Sindicais do Campo realizou nos dias 28 e 29 de março, em Feira de
Santana, o I Encontro com as Coordenações Municipais da Educação do Campo
Contextualizada (CAT/BAÚ DE LEITURA) e Sociedade Civil, com objetivo de avaliar
e aprofundar conhecimentos sobre a Educação do Campo e a metodologia do
Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) a partir do estudo sobre temáticas da
Ficha Pedagógica, a construção da Ficha Pedagógica e estudos e construção do
Planejamento para o ano de 2019.
Após a dinâmica de
interação e apresentação, que abrilhantou o dia, o primeiro momento buscou
conhecer a realidade, por meio de avaliação das ações realizadas, a inserção da
Educação do Campo nas Jornadas Pedagógicas e os processos de Construção das
Fichas Pedagógicas, com a condução de Daiane Santos (MOC) e Nelmira Moreira
(UEFS), que lembram com aos municípios do último encontro de Coordenações, das Jornadas
Pedagógicas, das construções de Fichas, realização de oficinas e ações da
Sociedade Civil, como os Fóruns da Sociedade Civil e outras ações.
Logo em seguida,
analisaram a realidade, aprofundando conhecimentos sobre história, cidadania e direitos
humanos na perspectiva do Semiárido, buscando ampliar e qualificar as Fichas
Pedagógicas já construídas com conhecimentos sobre história, cidadania e luta
por direitos no Semiárido, contribuindo com temáticas da Ficha Pedagógica, com
a colaboração do professor Jorge Nery Santana.
“Como diz Frei Beto
deixemos o pessimismo para outros tempos. Precisamos compartilhar essas
histórias de lutas do Semiárido, é muito significativo. É importante que as
crianças e adolescentes conheçam essas histórias, as memórias dos lugares que
vive, pois percebe-se que essas memórias têm vidas quando resgatamos e está
relacionadas com nossas vivências e realidades”, destacou Jorge Nery.
Na parte da tarde
tiveram trabalho em grupos sobre ‘Estudos Comparativos e Colaborativos das
Fichas Pedagógicas’, a partir da retomada do roteiro: O que acrescentou em cada
Ficha, o que melhorou? Socializando na plenária e gerando debate coletivo e
construtivo.
Houve também a noite
cultural com relançamento da 2ª Edição do Livro: Sementes de Educação
Contextualizada e a exibição do vídeo: “O Menino que Descobriu o Vento”, o
filme foi: “Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina
eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real.”,
podendo retirar uma reflexão de resistência e insistência no que acredita, além
de retratar da importância do trabalho no coletivo, da construção participativa
em terras onde os direitos são negados.
O segundo dia de
encontro, seguiu à luz do transformar a realidade. Por meio da compreensão da
diferença entre Planejamento X Encaminhamentos e realização do Planejamento da
Educação do Campo nos municípios a partir da situação que precisam melhorar
(planejar, estudos, oficinas, seminários, visitas e ampliação da ação)
iniciando com busca de boas relações humanas mais saudáveis e sustentáveis.
Por isso, houve uma Roda
de diálogo sobre desenvolvimento humano, reflexões sobre saúde psicológicas de educadoras/es
e educandas/os com a corroboração da professora Jussara Secondino. Como ainda
um momento de leitura circulada do resumo do texto “Exercendo a Arte de
Planejar através do Planejamento Estratégico Situacional”, estudo e
aprofundamento sobre a importância do Planejamento, diferenciando de
encaminhamentos com contribuição de Daiane Santos.
E finalizando com
trabalhos em grupos, a partir de uma planilha para fazer o Planejamento mais Estratégico
para a Educação do Campo nos municípios, com três grupos com coordenações e
dois grupos com sociedade civil, depois foi socializado em plenária os Planejamentos.