VII Feira do Semiárido reúne experiências e diversidades

17/12/2010

De 15 a 17 de dezembro acontece na Universidade de Feira de Santana (UEFS) a VII Feira do Semiárido. Com o tema Saberes e Fazeres do Semiárido Contemporâneo o evento apresenta uma programação variada com diversas oficinas, seminários, exposições de estandes e apresentações culturais.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participou ministrando uma oficina sobre Tecnologias de Convivência com o Semiárido e apresentando um pouco do trabalho que realiza ao longo de mais de quarenta anos no semiárido baiano. Expôs algumas das experiências no campo da educação contextualizada, participação juvenil, agricultura familiar, convivência com o semiárido e sustentabilidade rural.

O casal de agricultores familiares Isabel Cristina e Eduardo Queiroz da comunidade de Barreiros em Riachão do Jacuípe também esteve presente e levou para o espaço da feira alguns dos produtos e tecnologias que existem na sua propriedade, a exemplo do sistema de irrigação da bomba ciclista, sementes, inseticidas, anti-sépticos naturais, doces e biscoitos produzidos com leite de cabra.

Para Eduardo Queiroz participar da feira foi uma oportunidade para troca de experiências e idéias. Conhecer o trabalho de outras pessoas, outros grupos e principalmente trocar conhecimentos e contatos com a comunidade acadêmica. “Foi um momento para dar visibilidade as ações de convivência com o semiárido e mostrar um pouco da realidade do homem do campo.”, disse.

João Neto Silva, técnico do programa de Agricultura Familiar do MOC, avalia a feira como um espaço bastante proveitoso, que provocou diversas discussões e debates. “Este ano houve uma maior presença do governo, embora o debate político ainda ficasse limitado as instituições e não se expandiu para os participantes do movimento social, mas as discussões e encaminhamentos  conseguiram se destacar no que se refere a projetos e obras que ajudem a fortalecer e desenvolver ainda mais o semiárido.”, afirmou.




DOWNLOAD DO ANEXO