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MOC recebeu visita técnica da ANATER para avaliar projeto Mais Gestão
31/01/2020
O Movimento de Organização Comunitária (MOC), recebeu a visita técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), no dia 31 de janeiro, que durante a semana realizou visitas técnicas aos Empreendimentos (associações e cooperativas), que integram seus projetos com objetivo de verificar a efetividade das ações que vem sendo executadas pelo MOC. O intuito da visita foi para monitoramento e acompanhamento de fiscalização do contrato de colaboração do Projeto ATER MAIS GESTÃO, aos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), Fortalecimento, Estímulo e Desenvolvimento das Finanças Solidárias junto ao MOC.
Segundo a Coordenadora Geral Célia Firmo, os projetos já estão na segunda etapa e é importante aferir os resultados parciais para dar melhor direcionamento do planejamento das ações daqui para frente. “Nós acabamos de receber a visita de dois analistas da ANATER, que vieram fazer o monitoramento do Projeto Mais Gestão, que é executado pelo MOC e no território do SISAL. A avaliação deles foi bem positiva, segundo eles os empreendimentos fizeram uma ótima avaliação do MOC, foi muito boa e que eles conseguiram realmente constatar que o trabalho desenvolvido pelo MOC na agricultura familiar e no nosso Território do Sisal é um trabalho de excelência. A gente fica muito feliz com esse resultado, porque ele só vem para reafirmar a luta e compromisso que o MOC tem com a agricultura familiar e camponesa, não só do território do Sisal, mas de todo Semiárido Baiano”, ressaltou Célia Firmo.
Os
EES visitados foram: Arco Sertão Central, Coopafserrinha, Associação de Mombaça,
APAEB -Araci, Baixa e Minador. As ações do programa Ater Mais Gestão, e seus
parceiros, estão contribuindo para o fortalecimento econômico e social e para a
geração de renda de empreendimentos da agricultura familiar de todo o País. O
programa é uma estratégia do Governo Federal, visando promover a melhoria dos
processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas,
controles, monitoramento e avaliação, necessários a qualquer empreendimento. O
objetivo é tornar as organizações mais eficientes e participantes nos mercados
disponíveis, especialmente o institucional.
Vale
ressaltar, que o Mais Gestão que acompanha esses EES, prioriza desenvolver
Assistência Técnica e Extensão Rural junto às cooperativas e associações de
produção e comercialização da agricultura familiar, focando as áreas funcionais
de: Governança Organizacional, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e
Econômica, como ainda Gestão de Processos Produtivos, Comercial e Gestão
Socioambiental.
Resultados alcançados do
Projeto Mais Gestão:
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) mobilizados
no Território do Sisal dentro dos critérios estabelecidos pelo Projeto Mais
Gestão;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) com a
regularização da Declaração Aptidão ao Pronaf (DAP) e efetivação da adesão e
cadastro no Projeto Mais Gestão e bem com no acesso as Políticas Públicas da
Agricultura Familiar;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) com
diagnóstico elaborado, analisado e sendo utilizando no seu Projeto de Gestão;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) com
Levantamento Produtivo Comercial (LPC) elaborado, analisado e sendo utilizando
no seu Projeto de Gestão;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) com Projeto
de Gestão elaborado e validado pelo/a dirigente do empreendimento;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas)
implementando seu Projeto de Gestão, através de visitasse oficinas
desenvolvidas pela equipe do Projeto Mais Gestão;
• 40 Empreendimentos (associações e cooperativas) em processo
cadastro para concessão do Selo de Identificação da Participação da Agricultura
Familiar (SIPAF);
• Equipe na articulação com o Consórcio do Território do Sisal
e com a vigilância sanitárias municipal para viabilizar o selo de inspeção
municipal para os produtos dos empreendimentos de origem animal e vegetal;
• R$ 4,8 milhões valores de contratos firmados com as
prefeituras para o PNAE pelos Empreendimentos (associações, cooperativas e
central);
• R$ 160 mil valores de contratos firmados com compras
governamentais pela Arco Sertão Central e adquirindo produtos de 15
(associações, cooperativas);
• 08 Empreendimentos (associações e cooperativas) organizados
em rede para a compra coletiva de embalagens, poupando 50% do valor na
aquisição pelo volume adquirido;
• 06 empreendimentos com melhoria na apresentação dos produtos
através do desenvolvimento da marca, embalagens e tabela nutricional;
• 3 Pontos Fixos de comercialização dos produtos da Agricultura
Familiar gerido pelos empreendimentos atendidos com melhoria na apresentação
dos produtos, vendas e divulgação;
• 16 empreendimentos (associações e cooperativas) gerindo e
executando projetos próprios e em parcerias de investimentos (reformas,
construção e equipamentos) com apoio do projeto da equipe do mais gestão na
execução e gestão do projeto.
• 10 projetos elaborados para o Programa de Aquisição de
Alimentos (PAA);
• 16 empreendimentos com organogramas gerais elaborados;
• 14 empreendimentos com missão, visão e valores elaborados;
• 05 empreendimentos com projetos de pareceria elaborados para
a Leagold;
• 11 projetos elaborados ao Consulado da Mulher;
• 05 estudos/revisões de estatutos sociais;
• Foram iniciados processo de construção e revisão das marcas
institucionais e comercias;
• 08 oficinas de formação em Associativismo e Cooperativismo;
• 15 projetos ao Programa Nacional de Alimentação Escolar;
• 08 projetos para captação de recursos;