MOC realizou jornada formativa com jovens mutiplicadoras

13/02/2020
MOC realizou jornada formativa com jovens mutiplicadoras

Aconteceu entre os dias 10 e 11 de fevereiro, uma Jornada Formativa com Jovens Multiplicadoras de Direitos nos processos Institucionais de Vínculos Solidários, no Centro de Formação Comunitária (CEF). A atividade faz parte do projeto: Crianças e Adolescentes: Re'tocando Vidas, Direitos e Sonhos no Semiárido e Cirandando pelos Direitos realizado pelo MOC em parceria como KnH. Esse intercâmbio tem o objetivo de promover uma troca de experiência acerca dos fazeres socioeducativos implementados nas comunidades pelas jovens multiplicadoras de direitos, nos diferentes processos de vínculos solidários desenvolvidos pelo MOC.

No primeiro momento da atividade, elas refletiram sobre a caminhada pessoal e coletiva de cada um/a e compartilharam de ‘retalhos’ o que individual/coletivamente as constituem na caminhada de lutadores/as das causas do povo, com a mediação da Coordenadora pedagógica do MOC, Maria Vandalva. Durante a atividade os Jovens multiplicadoras trocaram experiências e ampliaram suas capacidades para desenvolver melhores práticas socioeducativas nos processos de vínculos solidários, além de debater sobre a importância da Educação Musical como ferramenta de aprendizagem, interatividade e convivência comunitária no exercício de práticas lúdicas e sonoras com materiais alternativos, com a oficina de Educação Musical, facilitada por Alexandre dos Santos.

“Essa oficina proporcionou para mostrar aos jovens multiplicadores que não tem formação na área de educação musical, que eles são capazes de trabalhar com a música na sala de aula de forma interdisciplinar, intercalando com conteúdo que eles já trabalham nos Projetos deles nas comunidades, também trazendo  a importância da música  como forma de construção de ferramenta pedagógica”, frisou Alexandre.

No segundo dia aconteceu uma oficina sobre Compartilhamento Justo das tarefas (domésticas e de cuidados) entre mulheres e homens, conectando isso com o cotidiano de meninas e meninos, com a mediação de Selma Glória. E para finalizar aconteceu a retomada do propósito do Sistema de Vínculos Solidários e como os processos de PMA se constituem Ferramentas de Intervenção na Realidade à luz do Programa Local de Direitos (ActionAid) e do Plano de Desenvolvimento Comunitário (KNH), com mediação de Cleonice Santos.

E após esses processos formativos proveitosos, um momento de discutir, refletir e planejar as ações do projeto, ambos voltados para contribuir no protagonismo de crianças e adolescentes, assim como de suas famílias, como no desenvolvimento comunitário, para que a busca incansável pela garantia de direitos e de uma vida digna e feliz no campo, tenha sempre êxito.