MOC RETOMA SUAS AÇÕES DA CAMPANHA: ’’É TEMPO DE COOPERAR"

04/11/2021
MOC RETOMA SUAS AÇÕES DA CAMPANHA:  ’’É TEMPO DE COOPERAR

O Movimento de Organização Comunitária (MOC), buscando atenuar as consequências da pandemia da COVID-19 e seus impactos para a vida das populações do Semiárido baiano, especialmente aquelas que vivenciam a insegurança alimentar e as incertezas que comprometem a saúde mental, retomou suas ações com a campanha É tempo de Cooperar-Solidariedade Por um Sertão Justo. Nas últimas ações da campanha arrecadamos cerca de oito mil e quinhentas cestas básicas de alimentos oriundos da agricultura familiar e economia solidária, além de produtos de higiene.


O objetivo geral da campanha está estruturado no sentido de somar esforços para atenuar a situação de vulnerabilidade alimentar, psicossocial e econômica no contexto da pandemia da COVID-19 e seus desastrosos efeitos na vida das populações rurais e das áreas periurbanas onde o MOC atua, tendo como público crianças, adolescentes e jovens, mulheres, educadores/as e famílias agricultoras no semiárido baiano, buscando o desenvolvimento da autonomia, protagonismo e solidariedade em tempos de pandemia.


A campanha está organizada por eixos prioritários, pelos quais as ações serão realizadas com cada público, respeitando os contextos e as necessidades: arrecadação de alimentos, financeira e de higiene, enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, direitos de crianças e adolescentes, por uma educação contextualizada, alimentação saudável, produção agroecológica, consumo consciente e economia solidária. Diante disso, o MOC agrega também outro tema emergente à campanha institucional, a Pobreza Menstrual com foco na arrecadação de absorventes possibilitando condições dignas de higiene diante da realidade menstrual de meninas e mulheres.


Dessa forma, o MOC dá continuidade à sua missão, de mais de 50 anos de luta e defesa dos povos do Semiárido (historicamente negligenciados com a falta de políticas públicas e muitas injustiças sociais) e contribui para a construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário. Aposta na transformação da sociedade, mesmo em tempos tão estranhos e diferentes de tudo o que a humanidade havia enfrentado até aqui, se adaptando a um novo contexto, que requer isolamento social e cuidados extremos, mas que necessita de ações efetivas na defesa da vida e do bem viver das pessoas.

Faça parte dessa rede de solidariedade!

Vamos fortalecer essa linda campanha do MOC.

JUNTE-SE A NÓS E COLABORE TAMBÉM.


#MOCPorUmSertãoJusto
#ÉTempodeCooperar