O MOC participou da oficina Territorial de Enfrentamento a Violência contra meninas e mulheres

09/04/2022
O MOC participou da oficina Territorial de Enfrentamento a Violência contra meninas e mulheres

O MOC participou nesta sexta-feira (08), em Conceição do Coité da oficina Territorial de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres, realizada pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia – FATRES, em parceria com o SINTRAF Coité, FETRAF Bahia, MOC, Ronda Maria da do Território do Sisal e ASCOOB.


Durante a oficina houve apresentação/lançamento da Cartilha: “Por Mim, Por Nós, Pelas Outras”, uma publicação do Movimento de Organização Comunitária – MOC que ao longo dos seus 55 anos, vem em conjunto com outras organizações no Território do sisal, atuando na luta pela efetivação dos direitos, combate e enfrentamento a violência contra meninas e mulheres.


Além do MOC, através da técnica Cátia Almeida, participou da atividade a tenente Nina Marques que apresentou a Ronda Maria da Penha e sua atuação no Território do Sisal, visando o enfrentamento a violência doméstica e familiar, Maria Eliana Presidente do SINTRAF e Maria Rute Secretária de Mulheres da FATRES, que ressaltaram a importância da luta, os desafios e conquistas das organizações e movimentos de mulheres e sobre a importância da participação das mulheres na política.


“A cartilha tá linda e bem didática! Além da versão impressa, temos também a digital, disponível no site do MOC. A proposta é que um maior número de mulheres e meninas rurais e suas organizações, tenham acesso, tanto para leitura individual como também para ser utilizada nas rodas coletivas locais. Com mais conhecimento as mulheres fortalecem sua autonomia, participação e incidência nas redes locais e territorial de enfrentamento a violência contra as mulheres e meninas”, ressaltou Cátia.