MOC celebrará seus 55 anos de história, de trabalho, resistência e de lutas

29/07/2022
MOC celebrará seus 55 anos de história, de trabalho, resistência e de lutas

O Movimento de Organização Comunitária – MOC tem uma trajetória de luta iniciada em 1967, a partir do trabalho social da igreja católica em bairros periféricos do município baiano de Feira de Santana. Gradativamente, a instituição foi se tornando autônoma, mantendo, contudo, boas relações de parceria com outras igrejas, inclusive com uma constante composição ecumênica da sua diretoria.

O objetivo central do MOC foi e continua sendo despertar as pessoas para que descubram a força da sua organização na luta por seus direitos e, assim, exerçam sua cidadania. Esse trabalho teve início com o apoio ao surgimento e fortalecimento de associações comunitárias rurais e urbanas, a princípio em Feira de Santana e municípios vizinhos, todos do Território Portal do Sertão. Aos poucos foi se estendendo à região sisaleira, atualmente conhecida como Território do Sisal e Bacia do Jacuípe. Hoje os três territórios são considerados prioritários na ação da instituição, sendo todos eles integrando do Semiárido Baiano.

As ações estratégicas do MOC se baseiam na luta pelos direitos humanos implica numa democracia não somente representativa, mas, sobretudo também participativa, e que não há democracia sem o protagonismo dos sujeitos de direitos e sem o pleno desenvolvimento dessas pessoas e de suas comunidades. Sendo assim, não há democracia nem liberdade civil e política sem a garantia de direitos fundamentais como alimentação, educação, saúde, lazer, trabalho e renda, dentre outros. Da mesma forma, o MOC entende que a pobreza e as desigualdades sociais dificultam o exercício dos direitos humanos e da democracia.

A metodologia de trabalho do MOC considera que as pessoas são sujeitos da ação, portanto capazes de conhecer, refletir criticamente a realidade e o que precisa ser mudado, e, detentoras de capacidades para construir mudanças e novas realidades. Ao MOC cabe fortalecer essas potencialidades humanas, congregando o saber técnico e o saber da comunidade (saber acadêmico e saber popular) baseado no princípio de que não há saber pronto. Sendo assim, é no processo de diálogo bilateral, interação e questionamentos sobre a situação vivida na comunidade, sobre o que deve e pode ser mudado, sobre quem é corresponsável pela ação que gera mudanças, que se opera as abordagens dos direitos humanos, mitigadas suas violações, e construída a rota das mudanças necessárias.

Neste contexto de luta, o MOC tem historicamente ao longo dos seus quase 55 anos, assumido a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, integral e integrado, a inclusão sociopolítica, econômica e cultural, bem como o exercício da cidadania de populações comumente excluídas, povos e comunidades tradicionais, encampando temáticas emergentes no campo das mudanças climáticas, das múltiplas identidades e na perspectiva da Convivência com o Semiárido e da Agroecologia.

 

Jornada MOC 55 ANOS-NOSSA CAMINHADA POR UM SERTÃO JUSTO

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) completa neste ano 55 anos de história, de trabalho e de lutas buscando contribuir na transformação da vida das pessoas e na luta por um Sertão Justo. Para comemorar seus 55 anos de trajetória e resistência, o MOC receberá uma série de homenagens nos territórios de atuação como: Portal do Sertão, Bacia do Jacuípe e Território do Sisal. E no mês de setembro realizará a JORNADA MOC 55 ANOS: NOSSA CAMINHADA POR UM SERTÃO JUSTO, para celebrar todo seu legado.

Essa celebração só tem sentido com ativa e efetiva participação das pessoas, com quem o MOC vem construindo sua história.

Teremos muitas ações voltadas para o nosso 55 anos:

Homenagens;

Moções de aplausos;

Sessões especiais realizadas por vereadores/as nos territórios de atuação MOC;

Ações institucionais- Clipes, Podcasts, vídeos e dentre outros;

E a culminância da nossa Jornada que acontecerá em setembro de 2022;

Venha com a gente na JORNADA MOC 55 ANOS: NOSSA CAMINHADA POR UM SERTÃO JUSTO.