Tesouro escondido em Retirolândia na Bahia

15/03/2005

A quatro quilômetros da sede do município de Retirolândia tem "um tesouro escondido". O tesouro de quem mora no sertão é a água da chuva que pode ser retida e preservada para os longos períodos de seca que caracterizam a região. Completando três anos de experiência com uma barragem subterrânea, Manoel Ferreira de Santana, de 60 anos, é um dos poucos produtores da sua comunidade que não precisam de cesta básica e da "frente produtiva" para sobreviver nos períodos da seca.

Leia mais

Cisternas do P1MC chegam para 60 famílias de Candeal

15/03/2005

"Tenho uma fontinha muito pequena na minha casa ... com dois meses não tem mais água. Vou pegar água bem longe com um jeguinho", relata Anísia Carneiro, de 67 anos. Moradora de Fazenda Lajedo Grande, em Candeal, na Região Sisaleira da Bahia, ela é uma das pessoas selecionadas para receber uma cisterna do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC).

Leia mais

Caminhada marca o 8 de março em Feira de Santana

09/03/2005

Misturando o espírito festivo com reivindicações concretas apresentadas no Manifesto 8 de Março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher em Feira de Santana. Na Região Sisaleira, os movimentos de mulheres também não deixaram passar o dia em branco. Organizaram uma série de eventos, comemorações e animadas apresentações culturais.  

Leia mais

Entrevista: "A luta faz a gente viver melhor"

07/03/2005

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) o site do MOC traz uma entrevista com Maria Madalena dos Santos Silva, trabalhadora rural da comunidade de Queimadinha no município de Araci, Região Sisaleira da Bahia, que dedicou 25 anos da sua vida à luta pelos direitos das mulheres no Movimento de Mulheres Trabalhadores Rurais (MMTR) da Região Sisaleira.

Leia mais